Especial SAPO 25 anos

No mundo do SAPO

O SAPO estabelece neste ano a parceria para a divulgação dos conteúdos do ECO, o novo jornal no segmento dos económicos. Ao nível dos conteúdos é também lançado o site CanalCOP, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal. Ainda no campo do desporto, são lançadas as aplicações Android e IOS do ‘Golo do Ano’.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

No primeiro dia do ano, António Guterres assume o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas, colocando um português à frente de um dos mais importantes cargos a nível global. Dias depois, a 7 de janeiro, morre Mário Soares, aos 92 anos.

Mas o país estava em alta e continuava a saborear o título de Campeão Europeu de Futebol, alcançado no ano anterior em França. E juntava-se mais um prémio que fazia o país vibrar de alegria: Salvador Sobral, com a canção ‘Amar pelos Dois’, vence o Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, na Ucrânia. A vitória esmagadora trouxe o título pela primeira vez para Portugal, após décadas de participações neste festival. Em maio, assinala-se ainda o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Três Pastorinhos, em Fátima, e o país conta com a presença do Papa Francisco.

Em junho chega, no entanto, uma das maiores tragédias que o país já viu. Um violento incêndio florestal no concelho de Pedrogão Grande, no distrito de Leiria, faz 64 vítimas mortais e cerca de 100 feridos. A maior mortalidade e aquela que causou a maior angústia foi a que ocorreu na estrada nacional 236-1, entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera. Nesse troço ladeado por floresta, 47 pessoas morreram dentro dos seus carros ou perto deles, quando tentavam fugir, não conseguindo escapar às chamas. O país pede medidas para isto nunca mais voltar a acontecer, mas em outubro, no dia 15, um número recorde de incêndios num só dia faz um total de 45 mortos e cerca de 70 feridos, queimando milhares de hectares sobretudo na região centro do país.

Outra tragédia havia de chocar o país nesse verão. No dia 15 de agosto, a queda de uma árvore de grandes dimensões no Funchal, Madeira, durante os festejos da Nossa Senhora do Monte, padroeira da ilha, mata 13 pessoas e faz dezenas de feridos.

Um assalto aos paióis de Tancos, no qual foi roubado material do exército português, faz correr muita tinta também. O assalto demonstrou haver graves falhas de segurança nesta instalação militar e tornou-se num embaraço para a chefia do exército. Esta polémica agravou-se quando se descobriu que a Polícia Judiciária Militar encenou a recuperação deste material, em coordenação com os assaltantes, de forma a obter o mérito pela sua resolução.

O ano termina, no entanto, em grande com o reconhecimento mundial de Portugal como destino turístico, que viria a cimentar-se e a crescer nos anos seguintes. Em dezembro, numa cerimónia realizada no Vietname, Portugal foi eleito "Melhor Destino do Mundo" nos World Travel Awards. Lisboa foi eleita "Melhor Destino para City Break" e a Madeira o "Melhor Destino Insular". Ao todo, o país trouxe seis prémios para casa. Foi o início de uma época dourada para o turismo.

Pelo mundo

Logo a 20 de janeiro acaba o segundo mandato de Barack Obama como presidente dos EUA e Donald Trump é empossado. O mundo ainda não conhecia o seu impacto, mas nesse mesmo ano o novo presidente mostrou que não era de meias medidas. Em abril, os EUA usaram pela primeira vez a maior bomba não-nuclear – a que chamam a ‘mãe de todas as bombas’ - em cavernas do Estado Islâmico, no Afeganistão. No final do ano, Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e anuncia mudança de embaixada, pondo achas numa luta milenar.

Na Europa, os atentados do Estado Islâmico não paravam e deixaram o Velho Continente em constante alerta, com seis ataques mortíferos ao longo do ano neste território, sobretudo em zonas muito procuradas por turistas. No Museu do Louvre o atacante é baleado antes de fazer vítimas, mas o mesmo não aconteceu nos seguintes.

Um ataque nos arredores do Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento do Reino Unido em Londres, deixa 4 mortos e 20 feridos. Em abril, um atentado mata quatro pessoas e deixa doze feridos, em Estocolmo, na Suécia. Paris volta a ser alvo de ataque nos Champs-Elysées, em abril, com a morte de um polícia e do atacante. Em maio, em Manchester, Inglaterra, o ataque deixa 19 mortos e 50 feridos, após um espetáculo da cantora norte-americana Ariana Grande. Novamente Inglaterra, em junho, em Londres, os ataques do Estado Islâmico fazem mais 7 mortos e 48 feridos. Segue-se Espanha, em agosto, onde um atentado causa a morte a 14 pessoas e fere mais de 100 na Catalunha.

A Catalunha esteve em grande tensão nesse ano também politicamente, com a discussão sobre a sua independência a fazer escalar ânimos. Após um referendo a 1 de outubro com resultados pró-independência, a Catalunha declara, unilateralmente, a sua independência de Espanha. O parlamento espanhol invocou o Artigo 155, que dissolve a autonomia da região, e permitiu uma intervenção política na Catalunha. Pelo meio, inúmeros protestos ocorreram com polícia e manifestantes a baterem-se nas ruas. Porém, nenhum estado sobreano reconheceu a República Catalã.

É neste ano que "rebenta" o caso Harvey Winestein e surge nos EUA o movimento feminista #MeToo. No início de outubro, reportagens consecutivas no The New York Times e no The New Yorker revelam que o magnata do cinema atraiu mulheres para quartos de hotel assediando-as sexualmente, no que alguns disseram ser um segredo conhecido há anos em Hollywood. Mais tarde, após um tweet da atriz Alyssa Milano, que era uma das acusadoras de Weinstein, as redes sociais foram inundadas com histórias pessoais de vítimas de assédio sexual ou agressão, todas usando a hashtag #MeToo. A queda de Weinstein encorajou outros mulheres nos EUA e no resto do mundo a denunciarem casos de assédio.

Outras curiosidades

A 1 de janeiro, o letreiro de Hollywood, em Los Angeles, EUA, é vandalizado, passando a ser visto ao longe ‘Hollyweed’, numa crítica ao consumo de drogas no mundo do show biz.

Neste ano, em Djebel Irhoud, Marrocos, são encontrados fósseis humanos com mais de 300 mil anos, considerados os mais antigos fosseis de homo sapiens alguma vez encontrados e que põem em causa as teorias da evolução do homem.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI

8. Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)

A saga de Skywalker continua, enquanto os heróis de "O Despertar da Força" se juntam às lendas galácticas, para uma aventura épica que desvenda mistérios antigos da Força e revelações chocantes do passado.

A BELA E O MONSTRO

A Bela e o Monstro (2017)

Uma adaptação em imagem real do clássico de animação que moderniza as personagens clássicas, mantendo-se fiel à música original e acrescentando à banda sonora novas canções. O filme conta a história de Bela que é aprisionada por um Monstro no seu castelo. Apesar dos seus receios, torna-se amiga dos empregados encantados do castelo e consegue ver para além do terrível exterior do Monstro.