Especial SAPO 25 anos

Aposta nos conteúdos

Neste ano, o SAPO concentrou-se em dar cada vez mais conteúdos. Para isso, estabeleceu várias parcerias com projetos jornalísticos. Foi firmada a parceria com a Madremedia para a gestão do SAPO 24. Foi estabelecida a parceria para disponibilizar os conteúdos do jornal SOL e do iOnline. E foi também estabelecida a parceria com o Jornal Económico, desde o início do projeto. Numa ótica mais de lazer, nasce neste ano o SAPO Viagens, com conteúdos sobre destinos e turismo.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano começa com a eleição presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 24 de janeiro, com 52% dos votos. O candidato que ficou em segundo lugar, Sampaio da Nóvoa, conseguiu 23% dos votos. Para além de ser uma figura conhecida dos portugueses pelos anos de exposição mediática enquanto comentador político, Marcelo também foi reconhecido por fazer uma campanha poupada, gastando apenas 10% do que o seu antecessor, Cavaco Silva, havia gastado cinco anos antes. A volta ao país dada por Marcelo custou 179 mil euros, um dos valores mais baixos de todos os candidatos em 2016.

Mas o acontecimento que viria a marcar o país nesse ano e nos seguintes foi Portugal ter vencido o Campeonato Europeu de Futebol. O Euro 2016 decorreu em França, de 10 de junho a 10 de julho. A final do Campeonato Europeu de Futebol decorreu no Stade de France, em Saint-Denis,  entre Portugal e a anfitriã França. Neste jogo, destacou-se o momento da lesão de Cristiano Ronaldo, que teve de sair do jogo, e o momento em que o herói da Seleção Nacional, Éder, marcou o golo vencedor. Portugal sagrava-se, assim, Campeão da Europa de Futebol e ganhava pela primeira vez uma grande competição internacional.

Ainda no desporto, neste verão, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Telma Monteiro trazia para Portugal a medalha de bronze na modalidade de Judo 57 kg.

Neste ano, em março, um trágico acidente traz à luz as condições em que os emigrantes viajam. A colisão de uma carrinha com um camião, em Moulins, França, provoca a morte a doze emigrantes portugueses que viajavam com destino a Portugal.

Pouco tempo depois, em maio, é inaugurado o Túnel do Marão, o maior túnel da Península Ibérica com 5,6 km, que permite a ligação direta por autoestrada entre o Porto e a região de Trás-os-Montes.

No final do ano, Portugal vê chegar um português a um dos mais importantes cargos a nível global. Em outubro, António Guterres é indicado por unanimidade e aclamação, pelo Conselho de Segurança da ONU, para secretário-geral da Organização das Nações Unidas, algo que viria a assumir formalmente no dia 1 de janeiro de 2017.

Pelo mundo

Depois dos ataques terroristas em França em 2015, o mundo continua em 2016 a sofrer às mãos do Estado Islâmico e dos seus seguidores. Vários ataques são perpetrados, nomeadamente na Turquia, Iraque, Afeganistão, Indonésia, etc.. Mas são os ataques na Europa, pela sua proximidade, que mais nos chocam e foram três nesse ano: Bruxelas, Nice e Berlim.

No dia 22 de março, um duplo ataque terrorista em Bruxelas, no aeroporto e no metro, deixou mais de 30 mortos e mais de 300 feridos. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apela à UE para «enfrentar a ameaça terrorista em conjunto e trazer soluções europeias para questões que dizem respeito a todos nós».

No dia 14 de julho, um ataque terrorista em Nice, França, mata 87 pessoas e fere mais de 300. Neste ataque, um camião de 19 toneladas com um semirreboque irrompe pela avenida marginal de Nice, onde se celebrava o Dia da Bastilha, indo contra a multidão. O ataque terminou quando a polícia matou o condutor, de nacionalidade tunisiana e residente em França.

No final do ano, a 19 de dezembro, um camião invade um mercado de Natal em Berlim, Alemanha, deixando 12 mortos e mais de 50 feridos. O atacante ao serviço do Estado Islâmico foi Anis Amri, um tunisino que tinha visto o seu pedido de asilo rejeitado. A polícia apanhou-o e matou-o perto de Milão, em Itália. Dias depois, a Comissão Europeia adota um pacote de medidas para reforçar a capacidade da UE de lutar contra o financiamento do terrorismo e do crime organizado nas áreas do branqueamento de capitais e congelamento de bens.

Numa altura em que a insegurança pairava na Europa, os britânicos votam num referendo histórico pela saída do Reino Unido da União Europeia, dando início ao que viria a ser chamado de BREXIT. Com esta vitória, David Cameron renuncia e Theresa May assume a chefia do governo britânico.

Este é também o ano em que uma fuga de informação, conhecida como ‘Panama Papers’, revela um escândalo de evasão fiscal a nível global, que envolve milhões de documentos sobre movimentos financeiros e empresas offshore.

De salientar ainda dois sismos mortíferos que fizeram tremer a terra nesse ano. Um de magnitude 7,8 atinge o Equador, em abril, provocando 659 mortes, 130 desaparecidos e mais de 12 mil feridos. Outro, em agosto, atinge o centro de Itália com uma magnitude 6,2, provocando mais de 280 vítimas mortais e 360 feridos.

O final do ano será a altura do acontecimento de maior impacto a nível global: a 8 de novembro, o republicano Donald Trump é eleito surpreendentemente o 45º presidente dos Estados Unidos da América. O empresário, milionário e estrela de televisão viria a surpreender meio mundo com esta eleição, envolta em polémica pela possível interferência russa a favor de Trump e pelo despoletar do poder das fake news, que poderão ter ajudado nesta subida ao poder.

Outras curiosidades

Neste ano, a 4 de março, morre inesperadamente, vítima de ataque cardíaco, o ator e humorista Nicolau Breyner. Neste mesmo mês e após quase 90 anos de uma relação conflituosa entre os Estados Unidos e Cuba, o presidente Barack Obama faz uma visita histórica a esta ilha das Caraíbas. Por esta altura, o mundo andava preocupado com o vírus Zika, que assolava sobretudo o Brasil e poderia provocar malformações a fetos de mulheres grávidas infetadas. Neste ano, o Nobel da Literatura é atribuído a um músico, Bob Dylan, causando aplausos e repúdios.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Steve Rogers lidera a recente equipa formada de Os Vingadores, num esforço contínuo de salvaguardar a humanidade. Mas após outro incidente envolvendo a equipa resultar em danos colaterais, aumenta a pressão política para se instalar um sistema de responsabilização, dirigido por um membro do governo, para supervisionar e dirigir a mesma. O novo status quo divide Os Vingadores, criando dois campos.

ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA DE STAR WARS

22. Rogue One: Uma História de Star Wars

"Rogue One: Uma História de Star Wars" decorre antes dos eventos de "Star Wars: Uma Nova Esperança" e conta a história de uns heróis improváveis que se unem para roubar os planos da temida Estrela da Morte.

Os programas de televisão mais populares

E SE FOSSE CONSIGO

Um programa inovador apresentado por Conceição Lino, na SIC, onde era testada a capacidade de intervenção dos portugueses na defesa do outro através de situações simuladas. A primeira temporada testou o comportamento dos portugueses na rua perante situações de racismo, obesidade, bullying, violência doméstica, etc.. O programa teve mais duas temporadas, com novos temas, em 2017 e 2019.