Especial SAPO 25 anos

No mundo SAPO

Neste ano, a PT passa a ser Altice Portugal, mantendo as suas marcas comerciais MEO, PT Empresas, SAPO, MOCHE e UZO. Dentro do universo SAPO, são lançados os sites SAPO Mag e  SAPO 24 em simultâneo com as apps Android e IOS. É também lançado o SAPO BIZ, uma plataforma para microempresas, PME e para o público em geral, com ferramentas para a criação de uma presença digital eficaz e sustentável, contribuindo desta forma para a digitalização da economia portuguesa. Neste ano nasceu também o SAPO Transfer, serviço que permite a transferência de ficheiros de grandes dimensões.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano começa com o anúncio da FIFA sobre o melhor jogador de futebol do mundo e Cristiano Ronaldo volta a arrebatar o prémio, pela terceira vez. Em abril, dia 2, morre com 106 anos de idade o cineasta português Manoel de Oliveira, com uma longa carreira que inclui a realização de 32 longas metragens.

No campo da política, as legislativas de 2015 dão a vitória a Pedro Passos Coelho, à frente da Coligação Portugal à Frente, formada pelo Partido Social Democrata e pelo CDS – Partido Popular. Juntos conseguem 39% dos votos. Apesar da vitória, o centro-direita perdeu a maioria que detinha até então, e ficou dependente de um hipotético acordo com o PS para se manter no poder. O PS, de António Costa, obteve 32% e tinha outros planos. O Bloco de Esquerda foi a grande surpresa, pois obteve 10% dos votos.

Depois das eleições decorreu um grande impasse na formação do governo. Uma moção de rejeição a 10 de novembro leva à queda do jovem governo liderado por Passos Coelho que não chegou a exercer funções. Toma então posse como primeiro-ministro António Costa, nos finais de novembro, num governo minoritário do PS com o apoio parlamentar do BE e do PCP-PEV. Foi a primeira vez, desde o 25 de Abril, que o vencedor das eleições não liderou o governo. Nasce assim a denominada Geringonça, uma total surpresa dentro e fora de portas.

Pelo mundo

Sem ainda o saber, o mundo arranca para um ano repleto de atentados terroristas, com especial expressão em França, perpetrados pelo Estado Islâmico ou por seguidores desta organização. No dia 7 de janeiro, os irmãos Saïd e Chérif Kouachi, vestidos de preto e armados com Kalashnikov, irrompem pelo jornal satírico Charlie Hebdo e disparam. Ao todo morreram neste atentado 12 pessoas, entre elementos da equipa do jornal e dois polícias. Mais onze pessoas ficaram feridas. No mesmo dia, outro francês muçulmano, Amedy Coulibaly, ligado aos atacantes do jornal matou uma mulher-polícia em Paris e no dia seguinte invade um supermercado kosher e mata vários reféns. Ao todo, nestes dias morreram 17 pessoas. Os atacantes diziam-se membros do Estado Islâmico. Milhares de pessoas manifestam-se pelo mundo contra os ataques. ‘Je suis Charlie’ espalha-se pelas redes sociais, como forma de repúdio aos ataques e apoio à liberdade de expressão. No dia 11 de janeiro, cerca de três milhões de pessoas em França, incluindo mais de 40 líderes mundiais, fizeram uma grande manifestação de unidade nacional para homenagear as 17 vítimas dos três dias de terror e defender os valores ocidentais.

Ao mesmo tempo que o Estado islâmico atacava o mundo ocidental também tornava impossível a vida na Síria, levando à maior crise de refugiados deste país, cujos cidadãos tentam chegar à Europa para conseguirem sobreviver. Neste ano, Aylan Kurdi, um menino de três anos que morre na travessia entre a Turquia e a Grécia, é encontrado morto numa praia turca. A imagem do menino morto na areia da praia corre mundo e gera indignação perante a inação das nações em ajudar os refugiados.

O terror continuou durante todo o ano com ataques terroristas em vários pontos do globo. No final do ano, em novembro, França volta a ser palco de um ataque mortífero. Desta vez, o ataque reivindicado pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante ocorreu no Bataclan, uma casa de espetáculos parisiense onde morreram 90 pessoas. O ato foi executado por quatro terroristas, dos quais três se suicidaram com explosivos e um foi abatido pela polícia. O ataque fez parte de uma série de ataques simultâneos em Paris que no total fizeram mais de 130 mortos e 350 feridos. O presidente francês, François Hollande, decretou estado de emergência nacional no país.

Muito noticiado também foi a queda de um avião, a 24 de março, perto de Nice, em França. O acidente foi causado intencionalmente pelo copiloto Andreas Lubitz, que já havia sido tratado por tendências suicidas. Quando o comandante saiu do cockpit, ele trancou a porta e iniciou uma descida controlada para chocar contra os Alpes. Todos os 144 passageiros e seis membros da tripulação morreram.

Outras curiosidades

A busca por água no espaço continua e a NASA anunciou a descoberta de água em estado líquido no planeta Marte, aquele para o qual os humanos se podem eventualmente mudar caso a Terra deixe de ser habitável. Mais longe e já fora das aspirações possíveis, a NASA anunciou que também encontrou água congelada e céu azul em Plutão.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

STAR WARS: EPISÓDIO VII - O DESPERTAR DA FORÇA

25. Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Sétimo filme da saga criada por George Lucas, cuja história decorre aproximadamente 30 anos depois de "O Regresso de Jedi" e aborda a luta da Resistência (antiga Aliança Rebelde) contra a Primeira Ordem (antigo Império Galáctico).

MUNDO JURÁSSICO

22 anos após os acontecimentos em «Parque Jurássico», Isla Nublar transformou-se num parque temático do mundo jurássico, tal como fora imaginado por John Hammond. Mas depois de 10 anos de atividade, o parque entrou em declínio e carece de visitantes. Para superar o difícil momento que ameaça a continuidade do projeto, é inventada uma nova atração que vai criar dificuldades de grande dimensão...