Especial SAPO 25 anos

Um novo estilo de vida

Este foi o ano do rebranding da marca SAPO com o lançamento do novo logótipo.

Uma nova reorganização de sites faz nascer aquele que viria a ser um dos maiores sites de lifestyle do país, o SAPO Lifestyle, ao agregar sites anteriormente separados, como o SAPO Mulher, SAPO Saúde, SAPO Sabores, entre outros.

O desenvolvimento em novas áreas continua, com o lançamento do SAPO Promos, que permite encontrar num só local as promoções a decorrer em lojas de várias áreas, como supermercados, moda, tecnologia, etc..

Foi também em 2014 que o SAPO iniciou uma parceria com a Comic Con Portugal.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano começa com a morte de Eusébio, a 5 de janeiro, em Lisboa, aos 71 anos de idade. Por outro lado, dias depois, Cristiano Ronaldo é eleito pela FIFA Melhor Jogador de Futebol do Mundo, distinção dada pela segunda vez ao jogador.

A meio do ano, e após três anos, termina oficialmente o programa de resgate a Portugal, constituído por fortes medidas para corrigir os desequilíbrios das contas públicas. Ainda no campo dos números, o Banco Espírito Santo anuncia prejuízos recorde e incomportáveis, levando o Banco de Portugal a aplicar uma medida de resolução que culminaria no fim deste banco centenário. As consequências para o país ainda não eram conhecidas.

Um surto de doença do legionário, comumente designada Legionella, afetou algumas zonas de Vila Franca de Xira, em novembro de 2014, em especial nas freguesias de Vialonga, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria. Esta doença afetou 375 pessoas, sendo que doze delas morreram.

Mas o ano viria a ficar marcado por algo inédito em Portugal: a prisão de um ex-primeiro-ministro. No dia 21 de novembro, à chegada ao aeroporto de Lisboa, vindo de Paris, José Sócrates é preso preventivamente por suspeita dos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. O país parava perplexo em frente às televisões. Em causa estariam eventuais favorecimentos ao Grupo Lena ou ao Grupo Espírito Santo, o que faz com que Ricardo Salgado, presidente deste banco, fosse outra das personalidades do processo que viria a ser conhecido como Processo Marquês. José Sócrates esteve detido durante três dias, antes de lhe ser decretada prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa em Portugal. Sócrates passaria quase um ano no estabelecimento prisional de Évora.

Pelo mundo

Em junho, membros do Estado Islâmico do Iraque e Síria (ISIS) assumem o controlo de Mosul, no norte do Iraque. Cerca de 500 mil pessoas fogem e o primeiro-ministro declara estado de emergência e apela à ajuda internacional. O ISIS anuncia a criação de um Califado entre a Síria e o Iraque e muda o seu nome para Estado Islâmico. O presidente Obama anuncia ataques aéreos limitados ao ISIS. Embora não seja um combate em grande escala, a missão significa o retorno dos militares dos EUA ao Iraque. Como retaliação os talibãs mostram vídeos de decapitação de jornalistas americanos. O presidente Obama autoriza ataques aéreos contra o ISIS na Síria. Está montado o cenário de guerra, com ataques de ambos os lados, que se iria prolongar e preocupar o mundo democrático.

Também a Rússia continua a dar mostras do seu apetite expansionista. No início de 2014 não reconhece o novo governo ucraniano e envia soldados para a região da Crimeia alegando necessidade de proteger os russos que vivem no país. EUA e União Europeia são contra a ação. Em março, o presidente russo Vladimir Putin assina a lei que finaliza o processo de anexação da Crimeia.

Na Catalunha é realizado um referendo sem caráter vinculativo sobre a independência catalã relativamente a Espanha e no qual o sim à independência ganhou com larga margem. Era o início de um sem número de manifestações pela independência desta região de Espanha.

Por outro lado, numa lógica pacificadora, o Papa Francisco parte numa viagem peregrina à Terra Santa, visitando as cidades de Amã, Jerusalém e Belém. O objetivo era relançar o diálogo inter-religioso e mostrar que a religião não é um fator de ódio.

Este foi também o ano em que o Boko Haram, grupo radical islâmico, sequestrou mais de 200 meninas na Nigéria, gerando uma onda de indignação a nível internacional. Em África era o ébola que mais preocupava as pessoas. A OMS declarou epidemia e emergência sanitária internacional.

Outras curiosidades

A NASA anunciou a descoberta de um planeta com tamanho semelhante ao da Terra e no qual pode existir água em estado líquido, sendo o primeiro planeta descoberto potencialmente habitável.

Este foi também o ano de tragédia para a companhia aérea Malaysia Airlines. A 8 de março, um avião que fazia a rota Kuala Lumpur - Pequim desaparece do radar no mar com 239 passageiros a bordo. A 17 de julho, um avião da mesma companhia, que fazia a rota Amsterdão - Kuala Lumpur, é abatido por um míssil disparado por um sistema antiaéreo perto da fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, provocando 298 vítimas mortais.

Em Espanha, após 39 anos de reinado, o Rei Juan Carlos abdica do trono a favor do seu filho, Filipe VI.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

TRANSFORMERS: ERA DA EXTINÇÃO

Transformers: Era da Extinção (2014)

O filme marca o regresso, ao grande ecrã, de uma das sagas mais rentáveis de sempre. O franchise, que volta a contar com Michael Bay como realizador, tem novos atores: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Jack Reynor e Stanley Tucci, a quem se juntam novos e absolutamente fantásticos Transformers. O maior destaque vai para os efeitos especiais e para o aparecimento dos tão aguardados Dinobots.

O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos: 31,574,872

Um inimigo antigo regressou à Terra Média. Sauron, o Senhor das Trevas, enviou legiões de Orcs num ataque furtivo à Montanha Solitária. Enquanto as trevas convergem para enfrentar o conflito em escalada, as raças de anões, elfos e homens têm de decidir se vão unir-se ou ser destruídas. Bilbo vai ter de lutar pela sua vida e pelas vidas dos seus amigos, enquanto cinco grandes exércitos se dirigem para a guerra.