"Afastámo-nos do mercado VIP há muito tempo, penso que somos a segunda [operadora] menos dependente do jogo VIP entre as seis concessionárias de jogo. A contribuição do mercado VIP para todo o nosso grupo, mesmo antes de o 'Studio City' abrir, era menos de 10%, e por isso foi uma decisão de negócios", disse hoje o copresidente da Melco Crown Entertainment, Lawrence Ho, em conferência de imprensa.

O filho do magnata dos casinos Stanley Ho justificou que quando a empresa soube do número de mesas autorizadas pelo Governo de Macau "não houve dúvidas de que todas" seriam alocadas para o segmento de massas.

"Se fossem 400 mesas, talvez houvesse uma pequena parte direcionada para o mercado VIP, mas estamos felizes", afirmou.

O "Studio City" é o terceiro empreendimento da Melco Crown Entertainment em Macau e representa um investimento de 3,2 mil milhões de dólares norte-americanos.

O mercado VIP -- segmento dos grandes apostadores -- é o que tem registado a maior quebra nas receitas dos casinos de Macau nos últimos 18 meses.

"Nos últimos dez anos sempre acreditámos que o mercado de massas iria liderar o mercado em Macau. A longo prazo, o desenvolvimento do interior da China será o crescimento da classe média e penso que nos últimos 18 meses houve uma grande mudança", referiu, estimando que essa "grande mudança" no comportamento do mercado será "provavelmente permanente".

Lawrence Ho salientou que a operadora está interessada em tirar partido da localização do "Studio City", bastante próximo da Ponte Flor de Lótus, um dos postos fronteiriços entre a China continental e Macau, para desenvolver o mercado de massas.

"Acreditamos profundamente, enquanto grupo, que este é o futuro da China, porque é o nascer da classe média (...) e o surgimento de uma classe de consumidores mais viajada e mais sofisticada", adiantou.

Com dois terços do projeto do Studio City desenvolvido, Lawrence Ho afirmou que este é já "um dos melhores e mais inovadores" 'resorts' integrados da zona e que para a expansão serão procurados "investimentos ligados ao não-jogo".

Já o sócio de Lawrence Ho na Melco Crown, o australiano James Parker, destacou que a companhia tem tido a preocupação de "continuar a reinvestir no mercado" enquanto "as outras cinco operadoras de jogo [de Macau] já deverão ter, nesta altura, recuperado os seus investimentos".

Além disso, sublinhou o bom funcionamento da 'joint-venture': "Do que estou mais orgulhoso é que o Lawrence e eu somos um bom exemplo de como a China e a Austrália deviam trabalhar em conjunto".

O empresário australiano disse ainda que entre as seis concessionárias de jogo, a Melco Crown deverá ser a que mais seguiu as orientações do Governo de Macau no sentido de diversificar os empreendimentos com atrações na vertente não-jogo.

O objetivo das autoridades do território é reduzir a dependência da economia local das receitas do jogo e, em especial, dos grandes apostadores, e tornar Macau num polo de atração do mercado turístico de massas, através de oferta diversificada ao nível do lazer.

Além do casino, o "Studio City" inclui um centro comercial, a maior roda-gigante em forma de oito do mundo, duas torres dedicadas a hotéis, com 1.600 quartos, mais de 30 restaurantes, um centro de eventos com 5.000 lugares, salas de espetáculos e um parque com um simulador de voo 4D, dedicado ao Batman, e uma 'fun zone' interior subordinada à Warner Bros.

A inauguração do Studio City coincide com a estreia mundial do "The Audition", um filme promocional feito propositadamente para o novo empreendimento. Para a estreia estão em Macau as estrelas de Hollywood Robert De Niro e Leonardo Di Caprio, atores no filme, realizado por Martin Scorsese e produzido por Brett Ratner.

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