Nada é mais absurdo do que decretar uma taxa homogénea sobre grandes empresas num continente de legislações fiscais desiguais. Von der Leyen divide, não reinará.
Aquelas famílias nunca tiveram casa, viviam em remendos à margem da sociedade. Ao longe, é fácil atacar Ricardo Leão, mas outro galo cantaria se viessem abrigar-se na vizinhança de quem condena a deci
Há hoje pessoas na comunidade cigana a perder a vida para impedir que crianças sejam forçadas a casar, acabando violadas ou limitadas na sua liberdade.
Lisboa é hoje uma terra de mil paladares, de descobertas sem fim. Há bairros, ruas, pracetas, onde parece que estamos numa reunião da sociedade das nações.
Somos e seremos uma mistura de povos e de nomes, e devemos ter orgulho nessa identidade multicultural e tolerante, independentemente do discurso político divisionista que alguns querem passar.
O século XXI inicia-se sob uma promessa: a IA será capaz de resolver aquilo que os humanos falharam em compreender ou manter. Mas há uma ironia trágica: quanto mais tentamos salvar o planeta com IA, mais o aquecemos.
António Vasconcelos, senador do setor segurador e ativista do movimento associativo de mediadores, gostou do Fórum 2025, mas sugere aperfeiçoamentos para o futuro.
Muito se tem falado do declínio da Europa. A possibilidade de se criar um clima de paz no Velho Continente, que evite acontecimentos dilacerantes como aqueles que o atingiram no século XX, parece estar seriamente comprometida. Para isso, muito tem contribuído a mediocridade das lideranças europeias.
O recente artigo de Henrique Raposo é um exemplo claro do pensamento facilitista que tem marcado parte significativa do debate mediático sobre Imigração. Parte-se de premissas redutoras e de uma caricatura da realidade portuguesa — e do pensamento da direita — para, a partir daí, justificar uma polí
A responsabilidade não é das autoridades que toleraram o intolerável, e que permitem a exploração de migrantes em dificuldade. O mais fácil é culpar sempre o ‘outro’
Lisboa precisa de um hub e o hub precisa da TAP. Já o resto do país não precisa do hub, mas precisa de uma TAP eficiente, gerida por quem sabe da poda e que não seja um peso para os contribuintes
Das reformas fundacionais de Deng Xiaoping ao impulso tecnológico de Xi Jinping, a China redefiniu o seu lugar no mundo. A chave para o sucesso passou por incorporar a tradição numa visão de futuro.
É o momento certo para mudarmos de sítio, para deixarmos de estar sempre do lado daqueles que estão de mão estendida à espera de mais fundos comunitários.
Manuel Matos dos Santos explica que para quem quer entrar no setor tecnológico e na transformação digital, uma academia é hoje uma iniciativa de destaque enquanto uma das melhores portas de entrada.
O PSD parece ter perdido o rumo. O país não pode permitir que a direita democrática seja colonizada pela linguagem e pelo discurso ódio de André Ventura.
Numa altura em que alguns Estados europeus procuram impor uma posição comum a favor do reconhecimento do Estado da Palestina, sustentando que a ausência desse Estado seria a causa fundamental de todos os impasses e males do conflito no Médio Oriente, é essencial que seja compreendida a verdadeira or
“We may be of the same family, but that is the very reason why we are not friends, for we are rivals for the throne. What quarrels are worse than family quarrels?” Ana Bolena para a sua irmã mais velha Maria, corte de Henrique VIII.
O verão é um período de convívio, praia e férias, com dias mais longos e quentes. Os corpos ficam mais expostos com o aumento das temperaturas e nada melhor do que nos sentirmos bem e confiantes com as roupas da estação, rotinas de treino pensadas para tonificar o corpo.
O jornalismo quer à força confundir factos com opiniões. Quem estivesse distraído poderia pensar que os desacatos em Torre Pacheco começaram com ataques de jovens de extrema-direita a imigrantes. Não é verdade, foi um homem de 68 anos que foi agredido por jovens imigrantes. Mas nada justifica vingan