Desde o século XIV que existem relatos dos benefícios da água que brotava de nascentes no Vimeiro, quando a Rainha Santa Isabel lá se foi tratar em 1318. Mais tarde, em 1450, também a Infanta Dª Leonor de Portugal usufruiu destas águas e reconheceu igualmente as suas virtudes. A água ganhou tal fama de trazer benefícios para a saúde que foi até apelidada de ‘água santa’. O certo é que tratava problemas de pele (hoje sabemos que é rica em sílica), tratava problemas de estômago e intestino (é rica em bicarbonato e magnésio) e problemas de ossos (é rica em cálcio).

A primeira análise físico-química oficial da água do Vimeiro seria realizada muito mais tarde, em 1893, por Charles LePierre, que comprovou as características químicas diferenciadoras da água que emergia nesta região. Três anos depois, o rei D. Carlos classificou-a como água mineromedicinal. Comprovados à luz da ciência todos os benefícios reconhecidos pelo povo durante vários séculos, a água do Vimeiro passou a ser recomendada por centenas de médicos e químicos para melhorar o funcionamento do organismo.

Hoje, sabe-se que são as suas propriedades químicas com uma elevada mineralização que trazem os benefícios que antes eram comprovados empiricamente. Mas, afinal, o que tem a água do Vimeiro que a torna única no país? «Todas as águas hidratam, mas o que faz desta água única é ela, per si, poder ser considerada um alimento, uma vez que é rica em todos os minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo», explica a nutricionista Cláudia Minderico.

Mais especificamente, se consumir dois litros de água por dia, a dose diária recomendada (DDR) pela Organização Mundial de Saúde, esta água na sua versão Original fornece vários minerais em percentagem elevada: 22,2% de cálcio; 15,7% de magnésio; 19,8% de sódio; 100% de sílica, entre outros valores, onde se salienta também o ph de 7,2. «Um litro de água da Vimeiro Original tem a mesma quantidade de cálcio que o leite. É impressionante. Sem saberem porquê, quando consumiam esta água, as pessoas na altura melhoravam em questões de pele, de cicatrização, em problemas de estômago, em termos de dentição. É um verdadeiro alimento, sem margem para dúvidas», acrescenta a nutricionista.

Vimeiro faz 100 anos e apresenta-se como a água que alimenta (literalmente) o corpo
Em 1893 foram comprovadas as características químicas diferenciadoras da água da região do Vimeiro.

As águas não são todas iguais

Todas as águas são mineralizadas, ou seja, a sua nascente tem pedra. E em função da qualidade da rocha as águas são mineralizadas de forma diferente. Consoante o tempo de deposição, de estadia junto às rochas, têm maior ou menor mineralização.

Tal como os iogurtes, os leites ou as carnes diferem entre si a nível nutricional, as águas também não são todas iguais, carregando as características da zona de onde são originárias. A água do Vimeiro infiltra-se na Serra de Montejunto e no Planalto Cársico das Cesaredas, chegando a atingir uma profundidade de 2000 metros, e vai adquirindo ao longo do seu percurso uma mineralização de acordo com as rochas por onde passa. Segundo a geóloga Manuela Azevedo, esta «é uma água da chuva que se infiltra com um tempo de residência demorado. Além disso, como a temperatura em profundidade é mais elevada, isso faz com que as águas dissolvam mais o calcário e que, quando ascende, também vá devido à sua temperatura levando os minerais das outras rochas em quantidades essenciais para o bom funcionamento e equilíbrio do organismo».

Vídeo: a origem da água do Vimeiro

Precisamente para ajudar o consumidor a perceber o que distingue as diferentes águas existentes no mercado nacional, para aumentar o conhecimento sobre a composição das águas minerais naturais e de nascente e para contribuir para uma escolha mais consciente, a Vimeiro disponibiliza no seu renovado website o comparador de águas, uma inovação no mercado português onde é possível ver quais as águas que têm mais deste ou daquele mineral e fazer a escolha consoante as suas necessidades.

No que toca ainda à escolha da água, apesar de estas águas terem um procurado ph alcalino, a marca salienta que não é esta a característica que deve ser considerada na escolha de uma água, uma vez que o organismo tem os seus próprios mecanismos para adaptar os alimentos ao seu ambiente interno. As águas devem ser escolhidas, sim, pela mineralização presente. «Nós devemos escolher as águas consoante as nossas necessidades específicas, tal como escolhemos qualquer outro alimento, tal como escolhemos a fruta ou o leite mais adequados para nós, ou escolhemos carne mais branca ou mais encarnada. São ambas carnes, mas com características diferentes. Também temos várias águas mas com mineralizações diferentes e temos de escolher a água em função da qualidade do mineral que pretendemos», assinala Cláudia Minderico.

Um novo posicionamento

São então as características únicas desta água que fazem a marca voltar ao posicionamento onde se destacam os benefícios para a saúde, colocando o foco em quatro grupos especialmente beneficiários: os desportistas, pela rápida reposição dos minerais perdidos no decorrer do esforço físico; as grávidas, pelo alívio de enjoos e problemas digestivos facilitado pela elevada concentração de bicarbonato e de magnésio; os bebés, porque ajuda a prevenir ou reduzir as comuns cólicas; e os seniores, por ser rica em cálcio e noutros minerais essenciais para esta fase da vida. «A biodisponibilidade – a capacidade que eu tenho de absorver esses minerais – é muitíssimo superior, praticamente 100%, quando vou buscar cálcio à agua do que quando vou buscar cálcio a um alimento que seja rico em cálcio, como as sementes de sésamo ou de chia, por exemplo, que são riquíssimas em cálcio mas a biodisponibilidade é baixíssima, chega a ser 5 ou 10%. E a utilização no organismo também é muito mais rápida quando ingeridos através da água», explica Cláudia Minderico.

Vimeiro faz 100 anos e apresenta-se como a água que alimenta (literalmente) o corpo
Ponto de captação de água créditos: PAS

No ano em que se celebra os 100 anos da constituição da empresa, a marca aposta num novo posicionamento que reflete as características únicas da Água do Vimeiro. Assim, é lançado um novo logótipo, onde uma gota de água se transforma em coroa; é criada uma nova imagem; e apresentando um novo mote, onde se clama ‘Cuide do seu corpo por inteiro. Beba água do Vimeiro’.  O seu ecossistema digital também é renovado com um novo website e um novo blogue. Para Diogo Abreu, CEO da Água do Vimeiro, «no ano em que a empresa celebra 100 anos desde a sua constituição sentimos a necessidade de afirmar uma nova estratégia, que passa pela aposta na diferenciação, na afirmação do que nos torna únicos. Não há nenhuma água no mercado nacional que iguale as características da água mineral natural do Vimeiro, que são únicas pela conjugação da elevada mineralização, de um equilíbrio de minerais essenciais e de um pH alcalino. Neste reposicionamento demos uma nova imagem à Água do Vimeiro e coroámos a marca com o seu estatuto de eleição».

Diogo Abreu acrescenta ainda que «sentimos que é o momento certo para fazer esta aposta, pois hoje o consumidor está mais atento à sua saúde e bem-estar e valoriza produtos naturais que contribuam para um estilo de vida saudável. Contudo, em Portugal, ainda há um reduzido conhecimento sobre a água em si e os seus benefícios. As águas não são todas iguais nem a sua capacidade de repor os minerais essenciais e oligoelementos. É, por isso, nosso objetivo promover também a partilha de conhecimento sobre o universo da água mineral natural e os seus benefícios para todos nós».

Foram assim renovadas as imagens das quatro gamas, a Original, tal como é captada na natureza; a Lisa, onde os nutrientes são retirados e injetados em menor quantidade para ir ao encontro do gosto mais neutro dos consumidores; a Gás, à qual é injetado gás; e a Sparkle, esta com uma elevada concentração de gás.

Vimeiro faz 100 anos e apresenta-se como a água que alimenta (literalmente) o corpo
Gama de águas Vimeiro com nova imagem: gás, lisa, original e sparkle.