Ferro Rodrigues falava no tradicional almoço da Trindade, antes da descida do Chiado, já quando o fundador do PS e antigo Presidente da República Mário Soares se encontrava na sala.

"Pela primeira vez haverá um Presidente da República que estará ausente das cerimónias do 5 de outubro - uma coisa abjeta, visto que o chefe de Estado é o Presidente de todos os portugueses e não pode raciocinar como gostando ou não das cerimónias. Estando ausente o Presidente da República, é uma vergonha para Portugal, [e para] o povo português", declarou.

Mas foi mais longe: "Quer o primeiro-ministro, PSD, CDS e Presidente da República gostem ou não vão ter de dar posse a um Governo com António Costa a primeiro-ministro".

O líder parlamentar do PS considerou também que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é o "maior especialista em sonsice política" e um vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, "revoga as suas próprias palavras e compromissos, por exemplo com os contribuintes e com os pensionistas.

"Estes dois senhores fizeram deste Governo um Governo sem carácter. Nunca se viu quererem ganhar as eleições escondendo os seus líderes", apontou.

PMF // JLG

Lusa/fim