Foram multados em Lisboa, no mês passado, 766 Tuk-Tuks e TVDE, segundo dados avançados pelo jornal Público. Com as novas regras de circulação e estacionamento em vigor, o número de contra-ordenações registadas pela Câmara Municipal de Lisboa disparou.

Em abril - o primeiro mês com as novas regras em vigor sobre as restrições de circulação e estacionamento -, a Polícia Municipal e a EMEL passaram quase mais 600 multas do que no mês anterior.

As multas por circulação indevida na faixa BUS registam um aumento superior a 800% nos primeiros três meses do ano.

Ao Público, a autarquia fala em balanço positivo.

Circulação de tuk-tuk proibida em 337 ruas de Lisboa

A circulação e o estacionamento dos tuk-tuk passaram a ter zonas de restrição em Lisboa, com a proibição de passagem em 337 ruas da capital, na sequência de um despacho da Câmara Municipal.

O despacho da autarquia, assinado em fevereiro, determina a proibição de circulação em várias vias das freguesias das Avenidas Novas, Arroios, Penha de França, São Vicente, Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior e a indicação de zonas destinadas à sua paragem e estacionamento.

Num comunicado divulgado, a Câmara de Lisboa indicou que as principais freguesias afetadas por esta medida são Santa Maria Maior, Arroios, Penha de França e São Vicente.

"Muitos excessos" obrigaram a autarquia "a assumir uma tolerância zero"

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que "os muitos excessos" obrigaram a autarquia "a ter de assumir uma tolerância zero para algumas das zonas que têm sido fortemente massacradas com uma presença desregulada deste tipo de veículos".

"Defendemos que a autarquia deveria ter outros meios que permitissem controlar a dimensão da operação na cidade e, em concreto, o número máximo de tuk-tuks que Lisboa suporta para circulação mas, este passo, que entra agora em vigor, vai no caminho correto."