
A Visita Pascal 2025 teve início no passado domingo, 27 de abril, na Paróquia de Nossa Senhora da Graça, em Mora, com a realização do primeiro dia deste percurso religioso que se prolongará até 18 de maio, abrangendo várias localidades da Unidade Pastoral de Mora.
A celebração arrancou no Domingo II da Páscoa, também conhecido como Domingo da Divina Misericórdia, com a presença do pároco, Padre Nelson Fernandes, acompanhado por paroquianos de diferentes idades. Neste primeiro dia, o compasso pascal visitou instituições locais, como os Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia e a Santa Casa da Misericórdia, além de algumas famílias da freguesia.
Segundo o sacerdote, natural de Vila Verde (Braga), a iniciativa visa «anunciar a ressurreição e viver em saída seguindo o testamento do Papa Francisco». O itinerário pascal continuará nos próximos domingos com passagens por Pavia (4 de maio), um segundo momento em Mora (11 de maio) e Malarranha (18 de maio).
A Visita Pascal começou a ser organizada naquela Unidade Pastoral em 2017, por iniciativa do próprio pároco, que procurou trazer para o Alentejo uma prática enraizada na sua terra natal. Em declarações ao programa Ser Igreja, da Arquidiocese de Évora, o Padre Nelson referiu que a tradição está hoje consolidada na comunidade: «As pessoas já sabem como é e apenas questionam quando será».
O sacerdote destacou ainda os sinais característicos da celebração, como «o toque dos sinos, a cruz florida, a presença dos jovens e as flores à entrada das casas», sublinhando que a Páscoa é «a festa da novidade» e que a repetição dos gestos traz um «sentimento sempre renovado».