A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional, com o objetivo de verificar o cumprimento das obrigações legais relativas à rotulagem de detergentes. A ação, denominada Operação PURGATO, foi conduzida pelas unidades regionais da ASAE.

Durante a operação, foram fiscalizados mais de 60 operadores económicos. Como resultado, foram instaurados sete processos de contraordenação por infrações diversas, entre as quais se destacam a inexistência de processos baseados nos princípios do HACCP, a falta de indicação de preços, ausência de tradução obrigatória nos rótulos, incumprimento dos princípios de precedência aplicáveis aos pictogramas de perigo e venda de produtos fitofarmacêuticos que não respeitavam os requisitos de embalagem e rotulagem.

No decurso da ação, foram ainda apreendidos diversos produtos de lavagem, conservação e limpeza, bem como dois instrumentos de pesagem, num valor estimado de 1.850 euros.

A operação incluiu também a verificação da proibição de comercialização de produtos de limpeza doméstica e industrial que contenham microesferas de plástico.