Ontem (20), foi “um dia feliz” para o presidente da Câmara Municipal de Tábua que, a meio da tarde, assinou com a empresa JFM & Filho, SA o auto de consignação para a requalificação da Escola Secundária de Tábua, num investimento de mais de 5,2 milhões de Euros, financiado pelo PRR, e que “é o maior de sempre” no concelho.

“Este executivo tem apostado muito na educação. Ficamos muito satisfeitos com a realização de mais este investimento”, afirmou Ricardo Cruz, lembrando que neste mandato já foi inaugurado o Jardim de Infância de Candosa e foi lançado o concurso para o Jardim de Infância de Tábua, entre outros investimentos nos espaços escolares.

No polivalente da Escola Secundária, onde foram apresentados os pormenores da requalificação que vai ser levada a cabo numa área global de 18 386 metros quadrados, o presidente partilhou a sua satisfação pela possibilidade de dotar a escola de melhores condições o que constitui “um fator de motivação para todos”.

A intervenção vai decorrer em três fases, coincidindo com as atividades letivas e períodos de férias e o prazo mínimo de execução é de 18 meses. Ricardo Cruz estima que a obra possa estar concluída em 2026, mas mesmo que seja em 2027 o que importa é que a obra “esteja concluída”.

No pontapé de saída para aquela que é apontada como a obra com “o maior investimento de sempre” , Ricardo Cruz está confiante na empresa responsável pela obra e que tem sede no concelho de Oliveira do Hospital. “A JFM é uma das empresas que tem mais de dezenas de escolas construídas e outros tantos investimentos. Fico totalmente satisfeito e descansado”, afirmou o autarca.

Para Sidónio Costa, diretor do Agrupamento de Escola de Tábua, ontem também foi um “dia feliz” depois de uma luta de mais de 15 anos. “Agora queremos dotar esta escola já desatualizada e criar melhores condições para os alunos, docentes e não docentes”, partilhou, destacando a “intervenção profunda” que vai ser realizada. “É um dia muito importante”, vincou o diretor.

Ana Paula Gomes, a representar a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, louvou a obra que vai ser levada a cabo, considerando que “em boa hora” as câmaras municipais vieram “tomar conta” dos espaços escolares. “Parabéns à Câmara Municipal por esta iniciativa. É preciso sermos ousados e termos coragem”, afirmou.