
Está dado mais um passo para valorizar os produtos endógenos da região centro com a assinatura dos Planos de Ação do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). A cerimónia decorreu esta quarta-feira (21) na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, com os acordos entre Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030) e as entidades líderes das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE, que abrangem áreas de grande relevância para o desenvolvimento da região.
Na ocasião, foram assinados e apresentados os PROVERE “Aldeias de Montanha 2030”, “Portugal Romano”, “Queijos do Centro de Portugal” e “Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro” que, segundo Isabel Damasceno, representam um investimento de 8,2 milhões de Euros. Para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estes planos são “reveladores da riqueza deste território” e “projetam os produtos endógenos”. Segundo a responsável, estes juntam-se a dois já lançados, Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas, e a “curto prazo serão lançados mais três”.
“Hoje é um dia importante para a região”, afirmou, desejando que os PROVERE “se transformem em trabalho concreto com estratégias e projetos”, que fortaleçam “a identidade regional e contribuam para o desenvolvimento sustentável dos territórios e comunidades envolvidas”.
O anfitrião José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital e da Rede das Aldeias de Montanha, sublinhou a importância dos PROVERE, na medida em que “transformam positivamente os territórios da região centro” e que “detalham as ações que vão decorrer”. No caso das Aldeias de Montanha, destacou a importância de “percorrer aldeias e ouvir as pessoas”, potenciando os produtos “únicos do território”.
Segundo a CCDRC, a estratégia PROVERE “Aldeias de Montanha” ambiciona “revitalizar e valorizar o património natural e cultural dos territórios de montanha, promovendo um desenvolvimento sustentável e a fixação de população”.
O plano dos “Queijos Centro de Portugal” tem como objetivo “valorizar e promover a qualidade e a identidade dos queijos regionais, apoiando os produtores e reforçando a sua presença no mercado”.
A “Fileira dos Vinhos das regiões vitivinícolas do Centro” procura “fortalecer a competitividade do setor vitivinícola regional, apostando na qualidade, inovação e promoção dos vinhos da região”.
O “Portugal Romano” visa potenciar “o vasto legado romano existente na região, transformando-o num motor de desenvolvimento cultural e turístico”.