O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, apelou esta terça-feira ao Governo para continuar a investir em meios, infraestruturas e efetivos das forças de segurança, sublinhando que os recursos atualmente disponíveis ficam “muito aquém das necessidades”, sobretudo no concelho de Setúbal.

O apelo foi feito à margem da cerimónia de entrega de 19 novas viaturas à PSP, realizada em frente às instalações do Comando Distrital da PSP de Setúbal, das viaturas entregues, duas destinam-se ao concelho de Setúbal, que recebe também 14 bicicletas elétricas destinadas ao policiamento de proximidade.

“Tudo aquilo que vier vem por bem, tendo em conta a falta de equipamentos, e em particular de viaturas, que existe aqui no concelho de Setúbal”, afirmou André Martins.

O autarca deixou ainda uma mensagem clara ao Executivo: “É fundamental continuar a investir na qualidade dos meios, das viaturas, das infraestruturas e, sobretudo, no aumento do número de efetivos”.

O conjunto de veículos e equipamentos representa um investimento de cerca de 2,85 milhões de euros.

André Martins voltou a frisar que a falta de pessoal é um dos principais problemas das forças de segurança, com especial destaque para a PSP, e que essa carência compromete a eficácia do policiamento de proximidade.

O autarca, também, salientou que “todas as instalações precisam de ser requalificadas”.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-ministro, Luís Montenegro, da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro.

Na sua intervenção, Luís Montenegro reconheceu que o investimento em equipamentos e infraestruturas é essencial para garantir melhores condições de trabalho, motivar os profissionais e reforçar a segurança pública, considerando estas áreas fundamentais para o exercício da função de soberania do Estado.

O Primeiro-ministro destacou ainda a importância da colaboração entre o Governo e os municípios para garantir uma maior proximidade às populações.