O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco desenvolveu, entre as 09h00 do dia 15 de abril e as 09h00 do dia 21 de abril de 2025, um conjunto de ações operacionais nas cidades de Castelo Branco e Covilhã, no âmbito da prevenção e fiscalização rodoviária.

Durante este período, foram detidos cinco indivíduos por condução sob influência de álcool. Em Castelo Branco, quatro homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 58 anos, apresentaram taxas de alcoolemia entre 1,78 e 2,15 gramas por litro. Já na Covilhã, foi detida uma mulher de 41 anos com uma taxa de 1,55 g/l. Todos os condutores foram constituídos arguidos e notificados para julgamento em processo sumário, ficando sujeitos a termo de identidade e residência.

Ainda em Castelo Branco, um jovem de 17 anos foi detido por conduzir um automóvel sem habilitação legal, tendo igualmente sido constituído arguido.

A PSP levou também a cabo nove ações de fiscalização de trânsito, inspecionando um total de 84 condutores. Estas ações resultaram em sete autos de contraordenação, nomeadamente:

  • Um auto grave por condução sob influência de álcool;
  • Um auto muito grave e um grave por uso indevido do telemóvel durante a condução;
  • Três autos graves por estacionamento indevido em passagens para peões;
  • Um auto leve por falta de utilização do cinto de segurança ou sistema de retenção.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, registaram-se quatro acidentes em Castelo Branco, dos quais resultaram dois feridos ligeiros e danos materiais. Na Covilhã ocorreram três acidentes, com um ferido ligeiro e também apenas danos materiais.

A PSP reforça o apelo à condução responsável e ao cumprimento das normas de trânsito, de forma a garantir a segurança de todos os utentes da via.