
A Infraestruturas de Portugal (IP) apontou a reabertura da Estrada Regional 261 (ER261), em Santiago do Cacém, para o 3.º trimestre deste ano.
A notícia foi avançada pela IP esta quarta-feira, depois de a Comissão de Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém ter anunciado que iria realizar uma concentração esta quarta-feira, em protesto pelo atraso na conclusão da obra da passagem ferroviária na ER261, encerrada desde 2023.
Contactada pela agência Lusa, fonte da IP indicou que «estão a decorrer os trabalhos de conclusão dos serviços afetados e da componente estrutural, aos quais se segue a pavimentação do restabelecimento rodoviário».
Após a conclusão destes trabalhos, a empresa prevê reabrir no 3º trimestre deste ano esta estrada, que faz a ligação entre Santiago do Cacém, o Hospital do Litoral Alentejano e Vila Nova de Santo André.
Nos esclarecimentos enviados à Lusa, a IP indicou que o prazo de execução dos trabalhos, que deveriam estar concluídos entre junho e julho de 2024, «tem sido condicionado por questões de ordem técnica, de âmbito geotécnico e de serviços afetados, detetadas ao longo da empreitada».
A empresa disse ainda «lamentar os transtornos que a demora das obras tem provocado, em particular aos habituais utilizadores desta via que são obrigados a utilizar uma alternativa com poucas condições».