Esta quinta-feira tem início a Primavera Astronómica que se irá prolongar até ao Solstício de Verão, no dia 21 de junho.

No entanto, o estado do tempo que se está a fazer sentir e que irá prolongar-se pelos próximos dias não está em nada de acordo com esta ‘chegada da Primavara’, e nem sequer faz jus ao velho ditado ‘Março, marçagão, manhãs de Inverno e tarde de Verão’.

Isto porque, depois da passagem da depressão ‘Martinho’, que tantos danos já causou em território continental, e de uma breve pausa no vento e chuva, eis que na tarde de hoje, 20 de março, se vai voltar a sentir um agravamento das condições meteorológicas.

Esta situação deve-se ainda à influência da depressão, pelo que a previsão aponta para mais vento, mais chuva, trovoadas, e risco de fenómenos severos de vento durante a tarde.

Na sexta-feira, o cenário repete-se e o dia ficará marcado por mais chuva, e mais vento, desta vez com a depressão Martinho a mover-se para Norte, com uma frente associada a afetar, neste caso, as regiões Norte e Centro com maior intensidade, com o vento a rodar para Noroeste, segundo dados do site Luso Meteo.

O IPMA vai manter os avisos amarelos para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal. Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, entre as 15h00 e as 21h00 (18h00 no distrito de Setúbal) devido à previsão de chuva e agitação marítima.