Portalegre volta a ser palco de uma das principais provas de Trail Run em Portugal, nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2025. O evento, promovido pelo Atletismo Clube de Portalegre, regressa após um ano de interregno, com várias novidades e um percurso centrado no Parque Natural da Serra de São Mamede.

A prova, que se encontra ainda em fase de inscrições, conta já com 600 atletas confirmados, entre os 4 e os 72 anos, provenientes de 12 países: Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Nepal, Países Baixos, Moldávia, Estados Unidos, Espanha e Portugal. A organização destaca a diversidade etária e geográfica como reflexo da projeção internacional do evento.

A distância principal, com 102 quilómetros, tem início marcado para as 22h00 de 25 de abril. O percurso estende-se pelos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, quase inteiramente no Parque Natural da Serra de São Mamede. Esta prova conta com certificações internacionais (ITRA e UTMB), nacionais (ATRP) e regionais (AADP). Estão já inscritos 160 atletas para esta distância, acompanhados por mais 50 participantes numa prova solidária de 10 quilómetros, cujo valor das inscrições reverte para a Cerci e para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

No sábado, 26 de abril, às 9h00, será dada a partida da prova de 50 quilómetros, a partir da Ponte Romana da Portagem, em Marvão. No domingo, 27 de abril, terão lugar duas provas: a de 25 quilómetros, com partida de Alegrete às 9h00, e a de 15 quilómetros, com partida de Reguengo às 9h30.

Uma das principais novidades da edição deste ano será a localização da meta de todas as provas no Jardim da Avenida da Liberdade (Jardim do Tarro), no centro de Portalegre, espaço que servirá de ponto de encontro e dinamização durante os três dias do evento.