
No dia 24 de abril, pelas 21h00, a PSP, através da 1.ª Divisão Policial, executou a operação “Moniz”, focada na segurança pública e na prevenção de crimes, como o tráfico e consumo de drogas, e a ocupação abusiva do espaço público, que afetam a qualidade de vida dos cidadãos e a segurança na área da Praça do Martim Moniz, em Lisboa.
A operação tinha como principais objetivos localizar pessoas com diligências judiciais pendentes, combater o tráfico de drogas, e monitorizar a situação de cidadãos estrangeiros em território nacional, no âmbito das competências da Polícia de Segurança Pública. Para tal, foi mobilizado um grande efetivo da 1.ª Divisão Policial, incluindo a 2.ª Esquadra, a Esquadra de Intervenção e Fiscalização, e o Núcleo de Controlo de Estrangeiros e Fronteiras.
Como resultado da operação, foram detidas quatro pessoas, duas por tráfico de menor gravidade e duas por se encontrarem em situação irregular em território nacional. Durante as diligências, foram apreendidas substâncias ilícitas, incluindo 41,84 doses de haxixe, 3,75 doses de cocaína, 2,26 doses de liamba, e uma faca, que estavam na posse dos suspeitos.
Embora a operação tenha sido realizada de forma tranquila, com um nível mínimo de coerção e sem incidentes graves, a intervenção policial gerou reações de descontentamento de alguns cidadãos. Durante a ação, vários indivíduos começaram a apupar a polícia e a filmar a operação de forma abusiva. Esta atitude gerou protestos por parte das pessoas abordadas, que reagiram contra os cidadãos filmadores, chamando-lhes insultos, mas a situação não escalou para agressões graças à rápida intervenção policial, que garantiu a segurança e o bom andamento da operação.
A PSP reforçou o apelo ao respeito pelas suas instruções e destacou a importância de confiar no trabalho da polícia, que é realizado em conformidade com a lei e sujeito a fiscalização das entidades competentes.