
Na sexta-feira, 9 de maio de 2025, o Município de Nelas deu o pontapé inicial na implementação do seu plano de ação para o projeto CLDS 5G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social 5G) – “Criar, Participar e Valorizar”, com uma reunião de trabalho realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O encontro contou com a presença de diversos parceiros, incluindo a equipa da Câmara Municipal, a Unidade Cuidados à Comunidade (UCC), o Radar Social, os Serviços de Intervenção Social (SIS), além dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
Durante o evento, foram apresentados os três eixos aprovados pela Segurança Social, que serão implementados ao longo do quadriénio 2025-2029, estes eixos visam combater a exclusão social e a vulnerabilidade, com foco em intervenções específicas para cada freguesia do município.
O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social, melhorar a qualidade de vida da população e valorizar a participação ativa de todos os cidadãos nas suas comunidades.
O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Amaral, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância da colaboração entre as diversas entidades envolvidas para o sucesso da implementação do projeto.
A equipa do CLDS 5G, que será coordenada por uma especialista em Educação Social, conta ainda com a colaboração de duas técnicas superiores nas áreas de Psicologia e Gestão.
O projeto CLDS 5G de Nelas foi aprovado no âmbito do programa “Pessoas-FSE+ 01438100”, com financiamento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e da União Europeia, e faz parte do programa temático “Demografia, Qualificações e Inclusão” no contexto do Portugal 2030.
A equipa responsável pela execução do projeto está sediada no Edifício Multiusos, no rés-do-chão, e pode ser contactada através dos números: 963 567 138 e 232 941 300, ou pelo email geral.clds5G@cm-nelas.pt.
O projeto, que se estende até 2029, representa um passo importante para a criação de estratégias de desenvolvimento social local e reforça o compromisso da Câmara Municipal de Nelas em promover a igualdade de oportunidades e combater as desigualdades no concelho.