
Este domingo, 11 de maio, o Parque Urbano da Fonte da Prata vai ser palco da Biofesta – Agricultura Biológica, Ambiente e Sustentabilidade, entre as 09h30 e as 18h30.
A 19.ª Biofesta – Mostra de Projetos de Agricultura Biológica, Ambiente e Sustentabilidade tem como grande novidade este ano, a introdução do tema da Agricultura Regenerativa com a apresentação dos projetos ‘Sílvia Floresta’ e ‘Sintropia Temperada’.
O evento realiza-se atualmente de forma descentralizada, numa freguesia diferente em cada edição, trazendo ao concelho produtores biológicos e outros projetos ambientais locais, regionais e mesmo nacionais.
O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelos estabelecimentos escolares participantes no projeto «Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas» é também divulgado neste dia.
Além de dar a conhecer os projectos, esta é também uma do município da Moita promover a temática da sustentabilidade junto da população e das centenas de visitantes que recebe.
Marcará também presença a “Sopa Caramela”, enquanto produto tradicional e sustentável, numa receita recuperada pelo Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia.
Os visitantes podem contar com frutos, legumes, mel e pão biológicos, refeições ligeiras e snacks biológicos, confecionados pelos alunos do curso de restauração da Escola Técnica Profissional da Moita, além de muitas outras ofertas.
Entre as novidades já confirmadas, estarão representados nesta 19.ª edição os produtos de cosmética natural, as flores de produção biológica, os desidratados, sumos e bebidas espirituosas à base de fruta biológica e a cozinha com ervas não convencionais.
Além da exposição e venda de produtos, o programa da Biofesta incluirá, como habitualmente, momentos de animação musical, apresentações e workshops sobre os projetos presentes nesta edição.
É ainda objetivo do Município que a Biofesta se consolide como ecoevento, no qual, tendencialmente, as embalagens descartáveis não serão utilizadas.