A promoção da igualdade de género chegou também às águas de Setúbal. No sábado, o presidente da Câmara Municipal, André Martins, lançou um apelo para que se incentive a participação de mais mulheres na pesca desportiva de alto mar, durante a cerimónia de entrega de prémios do convívio de pesca promovido pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau (NABSN).

O evento decorreu no pavilhão da União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, depois de um torneio realizado no dia 1 de maio, ao largo de Setúbal, que contou com 72 participantes, dos quais apenas três eram mulheres. A prova reuniu sete embarcações, representando diversas coletividades do concelho.

“É necessário ter mais mulheres a participar na pesca como atividade desportiva. As coletividades, a Câmara e a Junta têm de se empenhar em formar equipas mais inclusivas. É um grande desafio que fica aqui nesta jornada”, afirmou André Martins.

O autarca agradeceu ao NABSN por mais uma edição do torneio e enalteceu o papel do movimento associativo na dinamização social e cultural da comunidade. “As coletividades dão vida à cidade e melhoram a qualidade de vida das populações”, sublinhou.

O torneio foi ganho por Luís Esteves, do NABSN, com cerca de 10 quilos de peixe capturado. Participaram também o Grupo Desportivo Comércio de Santo Ovídio, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Grupo Desportivo “O Independente”, Núcleo de Amigos do Bairro do Peixe Frito e São Domingos Futebol Clube.

Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, felicitou o NABSN pela organização e destacou o carácter inclusivo do movimento associativo. “Três mulheres em competição são um sinal positivo, mas é preciso mais. Palmas às mulheres, que mostram estar à altura deste e de muitos outros desafios.”

Agostinho Ferreira, presidente do NABSN, agradeceu a todas as coletividades participantes e destacou o esforço da organização, que teve de adiar o evento de 5 de março para 1 de maio devido ao mau tempo. “Agradeço também o apoio constante da Câmara e da Junta, que estão sempre ao nosso lado.”