As Eleições Legislativas não são eleições para eleger um Primeiro-Ministro mas sim para eleger deputados na Assembleia da República, é o momento em que os portugueses podem votar nas listas que os partidos apresentam em determinado círculo eleitoral.

Em Portugal existem 22 círculos eleitorais que são os 18 distritos de Portugal Continental, os arquipélagos dos Açores e da Madeira, o círculo dos portugueses emigrantes na Europa e o círculo eleitoral para os que vivem fora da Europa. Cada círculo eleitoral tem um limite de representantes que pode eleger na AR e o Distrito de Setúbal tem a capacidade de eleger até 19 deputados.

Nas últimas Eleições Legislativas, em 2024, o Partido Socialista elegeu 7 deputados, a Aliança Democrática (PSD e CDS) elegeu 5 deputados, o partido Chega elegeu 5 deputados e a Coligação Democrática Unitária (PCP e PEV), o partido Livre, o Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal, elegeram 1 deputado cada.

A Saúde, a Habitação e a Imigração foram os temas escolhidos para as perguntas comuns a todas as entrevistas de todos os candidatos, sendo que foi escolhido um tema específico para cada partido, abordando questões como Trabalho, Segurança, Soberania, Transportes e a aplicação do PRR na região de Setúbal. As entrevistas na íntegra serão disponibilizadas até ao dia 16 de maio, no site do Diário do Distrito, por ordem alfabética, começando com a AD (dia 10/05), BE (dia 12/05), CDU (dia 13/05), CH (dia 14/05), LV (dia 15/05), PS (dia 16/05)

A partir de hoje, apresentamos-lhe as entrevistas exlusivas aos primeiros nomes das listas dos partidos políticos com eleitos na Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, à excepção da Iniciativa Liberal, por questões de agenda da candidata Joana Cordeiro.