
Com 63 anos, Rafael Rodrigues, militante do PCP, é licenciado em Antropologia com pós-graduação em Turismo, Ambiente e Identidades Locais, ambas pelo ISCTE. É técnico superior da administração local e Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Évora, desde setembro de 2018.
Foi jornalista profissional de 1989 a 1995, exerceu funções de Adjunto e Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Grândola de 1995 a 2001, foi também técnico superior de Antropologia da Câmara Municipal de Palmela.
Ligado ao movimento associativo, Rafael Rodrigues é Presidente da Direção da Creche e Jardim de Infância de Grândola, assim como membro da mesa da assembleia geral da delegação do Alentejo da Associação 25 de Abril.
Integrou várias listas da CDU, assumindo a presidência da Assembleia Municipal de Grândola, desde outubro de 2013. Foi também vereador na Câmara Municipal de Grândola entre 2009 e 2013 e vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Moura de 2005 a 2009.
A candidatura da CDU encabeçada por Rafael Rodrigues representa “a seriedade e competência que a Assembleia Municipal exige, com provas dadas de décadas de trabalho ao serviço do interesse público” sublinha a CDU em comunicado.