A Liga dos Bombeiros Portugueses e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão disponibilizar, a partir desta sexta-feira, 18 de julho, duas ambulâncias, em regime de rotatividade, vão reforçar a resposta das urgências obstétricas na Península de Setúbal, e assim fazer face aos problemas e encerramento de urgências nos Hospitais de Almada, Barreiro e Setúbal.

O reforço de meios foi anunciado hoje, na sequência da reunião que decorreu com a ministra da Saúde na segunda-feira, e após a qual o presidente da LBP, António Nunes, garantiu que «as nossas tripulações têm qualificações e formação necessária para, numa situação de emergência, dentro da ambulância, possa ser realizado um parto com as condições naturais da nossa formação», apesar de não considerar esta como «a situação ideal».

«As duas Ambulâncias de Socorro vão ficar concentradas nos hospitais com urgências obstétricas encerradas na margem sul, que funcionam em regime de rotatividade entre os Hospitais de Almada, Barreiro e Setúbal» explica o INEM em comunicado.

Segundo a LBP as duas novas ambulâncias serão operadas por bombeiros das corporações da região, e vão permitir minimizar eventuais impactos relacionados com a mobilidade das utentes.

Os dois meios de socorro, que devem funcionar até 30 de setembro, «vão ficar sediados nas Unidades Hospitalares com serviços de urgência de obstetrícia encerrados, para garantir o transporte atempado de grávidas para unidades hospitalares com capacidade de resposta, sempre que necessário».

«O INEM cria, desta forma, dois novos Postos de Emergência Médica Sazonais, previstos no acordo de cooperação assinado entre esta instituição e a LBP, financiando o seu funcionamento», adiantou ainda o instituto.