
Um incêndio que eclodiu esta manhã num pavilhão de uma suinicultura no concelho de Estremoz, Évora, causou prejuízos significativos, resultando na morte ou ferimento de aproximadamente 1.500 leitões, de acordo com informações fornecidas por fontes da Proteção Civil.
Cerca de metade dos cerca de 3.000 leitões que estavam no pavilhão onde o incêndio teve início foi afetada. Destes, aproximadamente 1.500 leitões foram mortos ou feridos.
O alerta do incêndio foi dado aos bombeiros por volta das 09:13 e foi controlado por volta das 12:05, com a fase de rescaldo iniciada às 12:45, segundo a mesma fonte.
O pavilhão da suinicultura, localizado no Monte da Coelha, próximo da Estrada Nacional 4 (EN4), na União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), abrigava cerca de 3.000 porcos jovens, leitões.
Para combater o incêndio, foram mobilizados 38 operacionais, apoiados por 16 viaturas, pertencentes aos bombeiros, proteção civil municipal e GNR. Este incidente teve origem num curto-circuito elétrico e resultou em perdas significativas na suinicultura da região.