
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viseu, realizou ontem, 2 de abril, a operação policial ‘The Scheme’ em todo o território nacional.
Foram constituídos arguidos duas pessoas coletivas e oito homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos, pelos crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa.
A investigação, que decorria desde 2020, permitiu aos militares da Guarda apurar que os suspeitos atuavam em rede, de forma altamente móvel, e que recorriam a diversos métodos fraudulentos para se fazerem passar por instituições/entidades de solidariedade devidamente reconhecidas, abordando cidadãos em locais de grande afluência, a fim de angariar dinheiro indevidamente.
Estes métodos incluíam peditórios em nome de Bombeiros ou de Veteranos de Guerra, em zonas de grande afluência de trânsito, em que os automobilistas eram abordados para a compra de rifas ou entrega de dinheiro.
Foram ainda realizadas 20 buscas, 13 domiciliárias e 7 em veículos, nas localidades de Moimenta da Beira, Braga, Magoito, Amadora, Queluz, Agualva-Cacém, Loures e Pombal, tendo sido possível apreender diverso material e equipamento.
Foram apreendidos 27.843 euros em numerário; dezenas de artigos de vestuário e bens associados a instituições/entidades de solidariedade; 6 telemóveis; 1 tablet; 2 computadores; extratos de transferências e de depósitos bancários (alguns internacionais) e cartões de identificação.