“Sonhos e Metamorfoses: O Surrealismo de Paula Rego” é o nome da nova exposição da Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão. A mostra abriu ao público na passada sexta-feira, 11 de abril, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

A exposição está aberta ao público até ao dia 4 de janeiro de 2026 e apresenta o universo surrealista de Paula Rego, com curadoria de Catarina Alfaro, Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.

Mário Passos fala numa oportunidade única “para conhecer o trabalho de uma das figuras mais incontornáveis da arte nacional e internacional”.

Paula Rego é uma artista reconhecida a nível internacional, cuja arte aborda temas como a condição feminina, política, literatura e cultura popular. Tem nas suas obras uma forte expressão surrealista, combinando o inconsciente, o bizarro e os seres imagináveis com factos reais.

Em 2025 completaria 90 anos e segundo a Fundação Cupertino de Miranda, esta exposição é uma homenagem à sua vida e obra. Em parceria com a Fundação D. Luís I, a mostra apresenta uma seleção de pinturas, desenhos e gravuras que representam várias fases da carreira da artista, com especial enfoque no surrealismo.