Fábio Loureiro, um dos cinco detidos que se evadiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus em 7 de setembro de 2024, foi entregue à Polícia Judiciária (PJ) ontem, dia 30 de abril de 2025, após ter sido recapturado em Tânger pelas autoridades marroquinas no passado dia 6 de outubro.

A extradição foi concedida pelo Reino de Marrocos, na sequência de um pedido formal apresentado pelo Procurador-Geral da República, no âmbito da cooperação judiciária internacional.

A entrega do detido decorreu em estreita articulação entre a PJ e a Procuradoria-Geral da República.

A operação policial internacional que resultou na recaptura de Loureiro foi desencadeada em menos de 24 horas e contou com o apoio do Cuerpo Nacional de Policía (CNP) espanhol e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina.

A atuação rápida foi possível graças a informação credível da PJ, que indicava a presença de Loureiro em território marroquino, onde pendia sobre ele um mandado de detenção internacional.

Fábio Loureiro está condenado por vários crimes graves, incluindo rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão.