
Este sábado, 20 de julho, Elvas prestou homenagem póstuma a Paula Calado e Luís Pires, destacadas figuras locais, em duas cerimónias que celebraram os seus contributos à comunidade.
Paula Calado, que foi vereadora da Câmara Municipal entre 2021 e 2023, faleceu tragicamente a 24 de junho do ano passado, vítima de um acidente de viação. Além de sua atuação autárquica, Paula era uma figura reconhecida no Partido Social Democrata (PSD), tanto a nível local como nacional, e também docente no ensino secundário e no Instituto Politécnico de Portalegre.
Por decisão unânime do executivo camarário que integrou, Paula Calado dá agora nome a uma rua na urbanização das Caldelas, nas proximidades do bairro de São Pedro. A cerimónia de descerramento da placa toponímica contou com a presença de diversas individualidades locais, amigos e familiares.
Na sequência deste evento, foi também inaugurada a sala de música da associação juvenil Gota d’Arte, situada nas instalações do antigo GAT, junto ao bairro de Santa Luzia, em homenagem a Luís Pires. Luís, que trabalhou como funcionário administrativo no Hospital de Santa Luzia de Elvas, destacou-se igualmente como futebolista em “O Elvas” e “Os Elvenses”, autarca na Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, e dirigente associativo na Sociedade Instrução e Recreio e na Gota d’Arte.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, esteve presente em ambas as cerimónias, enaltecendo as contribuições de Paula Calado e Luís Pires. Sobre Paula Calado, o autarca afirmou que “pôs sempre os interesses de Elvas à frente das questões político-partidárias” e expressou a convicção de que “iria chegar seguramente à presidência da Câmara”. Em relação a Luís Pires, Rondão Almeida sublinhou que “no hospital havia muita gente não só de Elvas como de outros concelhos que procurava a sua ajuda”.
As cerimónias contaram com a presença de todos os elementos do executivo camarário, do presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, além de familiares, amigos e outras individualidades locais.