
Na reunião de Câmara de 12 de maio, foi apresentada a listagem das empresas do concelho de Tomar que receberam o reconhecimento do Estatuto PME Líder 2024.
Este ano, o número de empresas distinguidas aumentou 25%, atingindo um total de 30 empresas, além do crescimento no número de empresas, o desempenho económico também registou resultados positivos, com um aumento de 8,29% no volume de negócios e um significativo crescimento de 22,44% nas exportações.
As PME Líder são pequenas e médias empresas que se destacam pelo seu desempenho económico e financeiro, o Estatuto é atribuído pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal (para as empresas do setor turístico), com bancos parceiros e o Grupo Banco Português de Fomento.
A avaliação é baseada em critérios como as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
Em Tomar, a distribuição das empresas reconhecidas pelo Estatuto PME Líder é diversificada: 50% pertencem ao setor do comércio, 33,3% à indústria, 10% ao turismo, 3,33% à construção e imobiliário e 3,33% aos serviços, o volume de negócios total dessas empresas atingiu os 142,6 milhões de euros, dos quais cerca de 11,7 milhões provêm das exportações.
O Estatuto PME Líder oferece a estas empresas uma série de benefícios, incluindo condições especiais em produtos financeiros, uma rede de serviços de apoio, e uma maior facilidade na relação com a banca.
Além disso, as empresas reconhecidas desfrutam do prestígio associado ao selo PME Líder, o que lhes confere maior visibilidade e confiança junto de clientes, fornecedores e parceiros.
A seguir, listam-se as empresas do concelho de Tomar que receberam o reconhecimento PME Líder 2024:
2RID – Comércio de Máquinas e Acessórios Industriais, Lda; Armazém Confecções Sertã, Lda; Branco Forte – Construção e Pintura, Lda; – Sociedade de Distribuição de Bricolage, Lda.; Costa & Pimpão – Produtos Lácteos, Unip., Lda; Diamantino Coelho & Filho, S.A; Fernando Pereira – Restaurante e Bebidas, Unip., Lda; Ferreira Gomes & Filhos, Lda; Fullmachine, Lda; Guias & Silva – Transformação e Comercialização de Mármores, Lda; Hortomarques – Comércio de Horto Frutícolas, Lda; Intertomar – Supermercados, Lda; J.J.M. Esperança, Lda; João Paulo Carlos Ribeiro dos Santos; Jonatifa – Restaurante, Unip., Lda; Joviquadro – Vidros, Espelhos e Quadros do Nabão, Lda.; Justino Louro Fernandes & Filhos, Lda; Marante – Materiais de Construção e Decoração, Lda.; Maxicópia – Sociedade de Equipamentos de Escritório, Lda; Metalguia – Metalomecânica; Unip., Lda.; Metometal – Metalização Tomarense, Lda.; Ninho do Falcão – Actividades Hoteleiras, Lda; Painometal – Comércio de Produtos e Equipamentos, Lda; Segorbe, Ferreira & Mesquita, Lda; Sociedade de Destilação da Longra, Lda; Templar Aço, Lda; Tomarel – Electrodomésticos, Lda; Tomartrónica – Comércio de Componentes Electrónicos e Assistência Técnica, Lda; Valcop, Sociedade Unipessoal Lda; Valdemar – Metalomecânica e Serviços, Lda.
A Câmara Municipal de Tomar sublinha a importância das PME no desenvolvimento económico local e no fortalecimento das exportações, destacando o papel crucial dessas empresas no crescimento sustentável da economia regional.