A Comboios de Portugal (CP) informou esta sexta-feira, dia 2 de maio, através de uma publicação na sua página oficial de avisos, que a circulação ferroviária sofrerá perturbações entre os dias 7 e 14 de maio de 2025, devido à realização de várias greves convocadas por diferentes sindicatos.

De acordo com o aviso, as paralisações foram convocadas pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FECTRANS, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF, STF e STMEFE, com incidência nos dias 7 e 8 de maio.

Já o sindicato SMAQ decretou greve entre os dias 7 e 14 de maio, enquanto o SFRCI irá paralisar entre os dias 11 e 14 de maio, deste modo a CP antecipa que o período com maior impacto será entre 7 e 13 de maio.

A empresa acrescenta que, caso venham a ser definidos serviços mínimos, essa informação será posteriormente atualizada.

Aos passageiros com bilhetes já adquiridos para comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP assegura a possibilidade de reembolso total do valor do bilhete ou a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe.

Estes procedimentos podem ser feitos:

  • Online, na área “Os seus bilhetes” do myCP, para bilhetes comprados na Bilheteira Online ou na App CP, até 15 minutos antes da partida do comboio;
  • Presencialmente, nas bilheteiras da CP;
  • Após esse prazo e até 10 dias após o fim da greve, será possível pedir o reembolso através do preenchimento do formulário online “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com o envio da digitalização do bilhete original.

Para mais informações, os clientes podem contactar, a linha de atendimento, 210 900 032 (rede fixa nacional) ou 808 109 110, com os seguintes custos:

  • Máximo de 0,07 € + IVA no primeiro minuto e 0,0277 € + IVA por minuto seguinte nos dias úteis das 9h às 21h
  • 0,0084 € + IVA entre as 21h e 9h, fins de semana e feriados (valores definidos pela Anacom)

Ou os clientes podem ainda, dirigir-se aos Gabinetes de Apoio ao Cliente ou bilheteiras CP.