
A Rota do Românico promove, no próximo fim de semana, três concertos de entrada livre, com atuações previstas em Lousada e Felgueiras, no âmbito das iniciativas culturais desenvolvidas nos seus espaços patrimoniais.
No sábado, 12 de abril, às 21h30, o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebe o arranque do ciclo de concertos “Do Nome à Cantiga”. A segunda apresentação do mesmo espetáculo realiza-se no dia seguinte, domingo, 13 de abril, às 17h30, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras.
Este último concerto integrará também o encerramento da XV edição do Festival do Pão de Ló — Mostra Internacional de Doçaria Tradicional. O ciclo “Do Nome à Cantiga” centra-se nas polifonias tradicionais portuguesas, com especial atenção às cantigas com nomes de pessoas, e será interpretado pelas cantadeiras do Grupo Folclórico da Universidade do Minho.
Ainda no domingo, o Centro de Interpretação do Românico acolhe, às 18h, o concerto final da XVII edição do Encontro de Coros Universitários (ECU). O espetáculo contará com a participação do Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) e do coro húngaro Esterházy Énekegyütte.
O ECU é um evento bienal, organizado pelo CAUM, em colaboração com a Pátio Bravo — Associação Cultural, que reúne coros nacionais e internacionais. Este ano, as apresentações decorreram em Braga, Guimarães e Lousada.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que abrange atualmente 58 monumentos e três centros de interpretação, situados em 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. As suas áreas de intervenção incluem a investigação científica, a conservação patrimonial, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Mais informações disponíveis em: www.rotadoromanico.pt.
Fotografias: Rota do Românico