A Chamusca vive intensamente a Semana da Ascensão, um dos maiores eventos culturais da região ribatejana. As festividades decorrem por todo o concelho e representam, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Paulo Queimado, “a semana maior do concelho da Chamusca”.

“Durante esta semana, semana da ascensão, nós mostramos o melhor que temos nosso concelho”, afirmou o autarca em declarações durante o evento.

A programação destaca-se pela diversidade de atividades, com o envolvimento das associações locais e a valorização das tradições.

“Estamos a falar a nível etnográfico, estamos a falar a nível cultural, estamos falar a nível desportivo, onde mostram durante esta semana o que melhor se faz nosso território”, acrescentou.

Paralelamente, a feira promove os produtos locais e regionais, reunindo “o comércio, a indústria, os serviços, o artesanato”, que estão “patentes nosso território e na região”. Mas é a componente taurina que assume especial relevo.

“Essa também tem muito a ver com aquilo que é nosso ADN de Ribatejo”, disse Paulo Queimado, referindo-se às entradas de toiros, encierros, desencerros e ao maneio de gado bravo.

O momento mais simbólico é a entrada nacional de toiros, na quinta-feira da Ascensão, até à Praça de Touros da Chamusca.

“Valorizando aquele que é papel do toiro quer da nossa economia, quer da nossa história, quer da nossa tradição, mas também naquilo que está en reisado eh do povo xambesquense e do povo Ribaticiano.”

A programação integra ainda grandes concertos e várias atuações nos diferentes palcos da festa — principal, do arraial, da juventude e das largadas — que atraem milhares de visitantes.

“É uma semana repleta de muitas atividades […] traz muita gente até nosso território”, concluiu.
“Esta semana à exceção é exatamente isso: é o mostrar aquilo que é o ADN do ser ribatigiano, é o expoente máximo do nosso concelho, onde gostamos muito de receber aqueles que vêm até nós.”