O prazo de inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foi prolongado até 21 de abril, segundo informação divulgada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

A iniciativa realiza-se este ano em Campo Maior, entre 22 e 25 de maio, integrada na Feira Nacional de Olivicultura. Os vencedores do concurso serão conhecidos a 23 de maio, no encerramento da 8.ª edição do Congresso Nacional do Azeite.

O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura tem como objetivo distinguir a qualidade dos azeites produzidos em Portugal, promovendo o trabalho dos produtores nacionais. De acordo com os dados mais recentes, Portugal é atualmente o maior produtor de azeite de alta qualidade e o sexto maior produtor mundial, com uma área de olival superior a 380 mil hectares e uma produção que, em 2025, poderá atingir as 190 mil toneladas. Cerca de 90% da produção nacional corresponde à categoria Virgem Extra.

O concurso está aberto a produtores com lagar próprio sediado em território nacional ou que recorram a serviços de extração a partir de azeitona proveniente de olivais portugueses. Cada lote submetido a concurso deverá corresponder a, pelo menos, mil litros de azeite homogéneo, obtido na campanha 2024/2025.

A avaliação dos azeites será efetuada por um Painel de Provadores Nacionais, em provas cegas realizadas ao longo de dois dias. Serão atribuídos prémios nas categorias de “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, Azeite com Denominação de Origem Protegida, Azeite em modo de produção biológica, Azeite de Quinta, Azeite de Cooperativa, bem como nos monovarietais Galega e Cobrançosa.