O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abriu hoje as portas dos seus campi, em Setúbal e no Barreiro, para receber mais de 600 alunos do Ensino Secundário e Profissional, no âmbito da iniciativa Campus Aberto. A edição deste ano integra as comemorações dos 45 anos da instituição e decorre sob o mote “Para cada talento, existem vários caminhos”.

O evento proporcionou uma experiência imersiva no universo do Ensino Superior, com visitas guiadas às cinco escolas do IPS – Engenharia, Ciências Empresariais, Saúde, Educação e Tecnologia –, bem como aos espaços comuns como bibliotecas, refeitórios, laboratórios e o centro de inovação IPStartUp. Os participantes puderam ainda assistir a conversas temáticas sobre acesso ao Ensino Superior, participar em atividades desportivas e assistir a um concerto da cantora setubalense Mafalda Louro.

Algumas das ações foram dinamizadas por estudantes do Programa de Promotores do IPS (PIPS), um grupo de voluntários preparado para esclarecer dúvidas sobre cursos, bolsas, vida académica ou oportunidades de mobilidade internacional, no âmbito da aliança universitária europeia E³UDRES².

No espaço exterior da Escola Superior de Educação, montou-se uma zona de expositores representando as escolas superiores, serviços da instituição, a Associação Académica (AAIPS) e programas de apoio aos estudantes.

Para a presidente do IPS, Ângela Lemos, “o Campus Aberto é uma oportunidade privilegiada de interação com jovens que, muitas vezes, ainda têm dúvidas sobre que curso escolher ou como aceder ao Ensino Superior”. A responsável destaca ainda o compromisso do IPS com “uma formação de qualidade, oportunidades de intercâmbio e um ambiente académico acolhedor”.

Entre as atividades desportivas, houve percursos de bicicleta, parede de escalada e jogos tradicionais. A componente lúdica foi complementada com opções de street food para todos os gostos.

O evento pretende ajudar os alunos a clarificar vocações, contribuindo para decisões mais informadas e ajustadas ao seu perfil, em áreas como Engenharias, Saúde, Ciências Empresariais, Educação, Desporto e Tecnologias.