O centro histórico de Elvas, no distrito de Portalegre, vai ficar dotado de 62 câmaras de videovigilância, num investimento que deverá chegar aos 80 mil euros, divulgou hoje o município.

Em comunicado, a Câmara de Elvas explica que foi assinado com a PSP um protocolo de financiamento para a implementação do projeto, que deverá ficar concluído no terreno ainda este ano.

No documento, ficou estipulado que o Município de Elvas vai efetuar a aquisição de todo o sistema de videovigilância, garantindo também a sua manutenção, cabendo à PSP o tratamento das imagens captadas e todas as imposições legais inerentes a este processo.

“O projeto contempla as principais artérias do centro histórico, onde irão ser instaladas 62 câmaras de videovigilância”, lê-se no comunicado.

Citado no documento, o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, refere que cabe ao poder local “estar sempre disponível” para dar resposta às necessidades das populações, referindo ainda que as pessoas “procuram essencialmente quatro vetores: saúde, habitação, educação e segurança”.

Também citada no comunicado, a superintendente Isabel Canelas, do Comando Distrital de Portalegre da PSP, considera que este é “o primeiro passo” para poder proporcionar “um serviço melhor e mais eficiente às populações”, alertando que o mesmo “não significa a redução de recursos humanos”.

Isabel Canelas refere ainda que este sistema permite “ter um efeito dissuasor”.

A Câmara Municipal de Elvas vai avançar agora com o procedimento de aquisição do serviço, para que, “o mais rápido possível”, possa ser implementado segundo as normas gerais.