O Executivo Municipal da Póvoa de Lanhoso reuniu-se na manhã desta terça-feira, 29 de abril, com representantes da GNR – Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, dos Bombeiros Voluntários e dos Serviços Municipais de Proteção Civil, com o objetivo de avaliar o impacto da falha de energia elétrica e comunicações que afetou o país na segunda-feira.

A reunião, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, permitiu fazer um balanço positivo da resposta local à ocorrência.

Segundo o Município, os diferentes agentes atuaram de forma coordenada, garantindo o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, segurança e socorro à população.

Após a estabilização da situação, todos os serviços municipais retomaram o seu funcionamento normal, as escolas do concelho tambem já reabriram esta manhã, sem registo de incidentes.

Como próximo passo, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso irá elaborar, em colaboração com a GNR e os Bombeiros Voluntários, um relatório conjunto a ser enviado ao Comando Sub-Regional do Ave de Proteção Civil.

O documento irá incluir propostas de melhoria e medidas que possam mitigar os efeitos de futuras ocorrências semelhantes, reforçando a capacidade de resposta do concelho a eventuais falhas nos sistemas de energia e comunicação.