
A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola foi selecionada para integrar o projeto europeu CLAD – Citizens & Libraries Against Disinformation, juntando-se a outras cinco bibliotecas portuguesas na iniciativa que visa combater a desinformação e promover a literacia da informação.
O projeto CLAD tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para os perigos da desinformação e dotá-los das ferramentas necessárias para a identificar, através do envolvimento das comunidades locais na resolução dos desafios sociais colocados pela propagação de informações falsas.
As bibliotecas públicas desempenham um papel fundamental neste esforço, funcionando como centros de conhecimento e pensamento crítico, onde os cidadãos podem aceder a informação fiável e desenvolver capacidades de análise crítica.
Além de Grândola, as bibliotecas municipais de Bragança, Castelo Branco, Condeixa, Santa Maria da Feira e Tavira também integram o projeto em Portugal. Na Eslováquia, participam The Old Town Library de Bratislava, a Biblioteca Científica Pública de Banská Bystrica e a Biblioteca Pública de Investigação de Košice.
Coordenado pelo Goethe-Institut, o CLAD conta ainda com a colaboração de vários parceiros institucionais, incluindo a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação (BAD), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e o Departamento de Cultura da Cidade Velha de Bratislava.
Durante os anos de 2025 e 2026, o projeto irá dinamizar atividades de participação pública, envolvendo entidades públicas, decisores políticos, população e especialistas.
A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola pretende, com esta iniciativa, estimular o pensamento crítico, promover a participação democrática ativa e reforçar o seu papel enquanto órgão de gestão e transmissão de informação.
O programa contempla ainda a criação de um guia de boas práticas, com potencial para ser replicado noutras bibliotecas europeias, contribuindo para um esforço mais alargado de combate à desinformação.
Todas as atividades previstas serão de acesso gratuito, sujeito à lotação dos espaços designados para a sua realização.