
Os leitores das bibliotecas do Alentejo Litoral passam a ter acesso gratuito a livros digitais e audiolivros através da BiblioLED – Biblioteca Pública, graças a um protocolo recentemente assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Este acordo permite que os utilizadores das bibliotecas municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines possam aceder, via internet, ao catálogo da BiblioLED. A coleção disponibiliza uma seleção nacional acessível a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) e 25 coleções regionais específicas para cada Rede Intermunicipal.
Para usufruir do serviço, os leitores necessitam apenas de estar inscritos numa das bibliotecas, ter um endereço de e-mail, acesso à internet e um dispositivo eletrónico compatível, como computador, tablet, telemóvel ou e-reader.
A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através da Medida C04-i01-m03, tem como objetivo a captação de novos públicos e a modernização do acesso ao livro e à leitura.
Cada leitor pode requisitar até dois livros digitais e um audiolivro em simultâneo, dispondo de um prazo de 21 dias para leitura ou audição. Caso termine antes do prazo, recomenda-se a devolução antecipada para permitir que outros leitores tenham acesso. Se o período limite for atingido, a devolução ocorre automaticamente.
Os serviços da BiblioLED estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Os inscritos nas bibliotecas municipais podem aceder ao acervo digital através do endereço: https://al.biblioled.gov.pt/home.