
Três centros de investigação do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) garantiram apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do programa plurianual de financiamento de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) 2023-2024.
Em comunicado, a presidência do IPBeja indicou que uma das unidades financiadas é o CREATE – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia para o Sistema Terra e Energia, que dinamiza “investigação de ponta nas áreas da sustentabilidade ambiental, sistemas energéticos e tecnologias para o futuro do planeta”.
A FCT vai igualmente financiar o CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida, “que tem como missão contribuir para a produção de conhecimento e inovação para a promoção da melhoria da qualidade de vida do ser humano”.
A outra unidade de investigação do IPBeja financiada pela FCT é o CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, “que realiza investigação científica e desenvolvimento tecnológico e inovação, de caráter multidisciplinar e interdisciplinar, na área das ciências do turismo”.