
A Câmara Municipal de Arganil e a União das Freguesias de Côja e Barril de Alva celebraram um contrato de comodato, que assegura a cedência gratuita de terrenos destinados à requalificação da margem direita da Ribeira da Mata e à ampliação do Parque do Prado.
Segundo nota do Município, o estudo prévio da intervenção foi já aprovado pela Câmara Municipal, encontrando-se atualmente em elaboração o projeto de execução, com uma estimativa orçamental de cerca de 150 mil euros.
“O objetivo central passa por requalificar a frente ribeirinha, criando vias de acesso automóvel, novas zonas de estacionamento, acessos pedonais e áreas ajardinadas. Pretende-se valorizar a proximidade com a ribeira através da criação de um corredor verde junto ao curso de água, da plantação de árvores e da consolidação do muro existente, dignificando toda a área envolvente e garantindo maior segurança, conforto e atratividade”, é referido.
A intervenção prevista vai transformar um espaço até agora ocupado por estacionamento informal num local mais organizado, funcional e convidativo, assegurando também o acesso direto ao antigo moinho. A requalificação da área envolvente a este edifício cria condições que potenciam a sua futura utilização e valorizam o seu enquadramento paisagístico.
Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, trata-se de “valorizar ainda mais um dos principais espaços de convívio e lazer de Côja, reforçando a sua ligação ao património e ao meio natural e criando melhores condições de acolhimento para quem aqui vive e para quem nos visita. Queremos dar um novo impulso a uma área com uma organização pouco definida e com funcionalidade limitada, transformando-a num espaço mais qualificado, funcional e atrativo, com potencial acrescido também do ponto de vista turístico”.
Integrado numa estratégia municipal de qualificação e valorização das zonas ribeirinhas, o projeto de requalificação e ampliação do Parque do Prado soma-se à intervenção prevista para a zona ribeirinha da Benfeita, junto à praia fluvial.
Com estas intervenções, o Município de Arganil “reafirma o compromisso com o desenvolvimento equilibrado e sustentável das freguesias, potenciando o turismo, promovendo melhores condições de mobilidade e acessibilidade e reforçando a qualidade de vida das populações, numa lógica de valorização do património, da identidade local e de dinamização da economia”.
