
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), em conjunto com as congéneres do Porto e Norte, Centro de Portugal, Algarve e Madeira, está a realizar um roadshow promocional nos Estados Unidos, entre 28 de abril e 1 de maio de 2025.
A iniciativa inclui ações nas cidades de San Diego, Los Angeles e Boston e visa reforçar a promoção internacional do Alentejo junto de operadores turísticos, agentes de viagens e agências do segmento MICE norte-americanos. O formato do evento, designado “speed panel”, permite apresentações rápidas a grupos de 40 a 50 compradores em cada cidade.
José Manuel Santos, presidente da ARPTA, afirmou que «o mercado dos EUA representa um dos mais promissores vetores de crescimento para o turismo do Alentejo» e que esta presença pretende «posicionar a região como um destino de excelência para quem procura autenticidade, sustentabilidade e experiências com alma».
O roadshow conta com a participação de várias empresas representativas da oferta turística regional. Segundo dados divulgados pela ARPTA, os Estados Unidos consolidaram-se em 2024 como o segundo maior mercado emissor de turistas para o Alentejo, registando um crescimento de aproximadamente 16,5% nas dormidas face ao ano anterior.
A ARPTA tem como missão reforçar a notoriedade do Alentejo nos mercados internacionais e atrair visitantes de elevado valor acrescentado, através da promoção da autenticidade, sustentabilidade e diversidade da oferta turística da região.