A iniciativa é organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, e tem como objetivo valorizar os costumes e tradições do interior do concelho.

Nesta sexta-feira, dia 2 de maio, há música com Fil Costa (20h00) e baile com Tomás Faísca (22h30).

O programa para sábado, dia 3 de maio, inclui, a partir das 11h00, a atuação de acordeonistas e poetas populares e, pelas 15h00, a atuação dos alunos do Centro Valorização Viola Campaniça de São Martinho das Amoreiras e um showcooking com produtos locais, por Manuel Maria Gonçalves.

Às 15h30 arranca uma tarde de música tradicional alentejana, comos grupos Os Moços do Mira, Atar e Pôr ao Fumeiro e Em Canto, seguindo-se um showcooking com medronho (17h30), dinamizado pela Associação Arbutus, e as atuações do Rancho Folclórico das Cantarinhas de Buarcos (18h30) e de Luís Contente (20h00).

Para a noite, está prevista a atuação do DJ Rena ( 22h30) e uma Festa M80, com os DJ's Nelson Miguel e Francisco Gil.

As Festas de Maio de 2025 terminam domingo, dia 4 de maio, dia em que realiza, pela manhã, a caminhada "Pelos Trilhos do Montado" (9h00) e uma missa solene (11h00), enquanto de tarde atuam os alunos do Centro Valorização Viola Campaniça de São Martinho das Amoreiras (15h00).

Para a mesma hora está agendado um showcooking com produtos locais, por Manuel Maria Gonçalves, e uma Tarde de Cante, com os grupos corais Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Os Boinas de Ferreira do Alentejo, Os Mineiros de Aljustrel, Infantojuvenil de Odemira - Cá Se Canta.

A fechar o programa, sobem ao palco o Rancho Folclórico da Conceição de Faro (18h00) e o Quinteto Trio Odemira (19h00).