Cernache do Bonjardim acolhe a 4ª edição do Festival Gastronómico Peixe do Rio, promovida pelo Município da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, com um programa em que o rio Zêzere, o peixe e as tradições são os protagonistas. Este certame decorre de 23 a 25 de maio e [...]

Cernache do Bonjardim acolhe a 4ª edição do Festival Gastronómico Peixe do Rio, promovida pelo Município da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, com um programa em que o rio Zêzere, o peixe e as tradições são os protagonistas.
Este certame decorre de 23 a 25 de maio e de 30 de maio a 1 de junho, em 5 restaurantes aderentes, que têm nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente.
Do leque de iniciativas fazem parte as “Refeições nas Associações”, com Peixe do Rio frito à hora do almoço, no Sambado (25 de maio) e no Trízio (1 de junho), e programação cultural com workshops, concerto e passeios, entre outras iniciativas.
“Esta 4ª edição espelha o nosso compromisso na valorização dos produtos endógenos, como o peixe do rio, e a dinamização da restauração e economia locais”, refere Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, acrescentando que “a programação deste ano convida a uma verdadeira imersão nas tradições, sabores, cores e sons do nosso território, sempre com o rio Zêzere como pano de fundo e inspiração”.
A apresentação do Festival Gastronómico Peixe do Rio decorre, esta quinta-feira, dia 22 de maio, às 19H00, na sede da Associação Foz Sã, na Foz da Sertã, com intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã e de Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
São também apresentadas as 7 iguarias de peixe dos restaurantes aderentes desta edição, disponíveis a partir de 23 de maio (12H00):
– “Tasco da Célia” – Ensopado de Peixe do Rio;
– “Grelha 3” – Sopa de Peixe do Rio;
– “Pôr-do-Sol” – Peixe do Rio frito com arroz de feijão e Ensopado de peixe rio;
– “Clube Náutico do Zêzere” – Peixe do Rio frito com açorda de tomate assado no forno;
– “Sr. Cozinheiro” – Tataki de Carpa com molho de citrinos e Lúcio-perca com broa e arroz negro em cama de espinafres (apenas para hóspedes dos turismos rurais “Canto do Zêzere I” e “Canto do Zêzere II” e ao domicílio, por reserva antecipada pelo 96 866 35 04) .