As emissões da Globo pela ZAP vão começar nos dois países africanos a 01 de julho, de acordo com a nota.

Além de toda a programação presente no dia-a-dia dos angolanos e moçambicanos, a Globo apresenta duas novidades: o sinal em HD, com imagens em alta definição, e um novo canal, o Globo ON, que irá reunir as novelas, séries e comédias.

"Para a Globo, que acompanha de maneira permanente o crescimento do mercado de TV por assinatura nos países de língua portuguesa em África, com especial foco em Angola e Moçambique, esta mudança representa uma importante oportunidade de oferecer à população mais conteúdo e melhor qualidade", segundo o comunicado.

Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Globo, considerou a mudança como "um reconhecimento do carinho que o público angolano e moçambicano sempre teve com a Globo".

"Estamos em Angola desde a década de 1980, quando começámos a licenciar as primeiras novelas para o país, o nosso conteúdo sempre foi bem recebido, tanto aqui quanto em Moçambique. A mudança para a ZAP, empresa que conhece e investe no crescimento destes países, é uma forma de prestigiar o telespetador. Queremos estar mais próximos do nosso público", explicou o executivo, citado na nota.

"Em 2015, completamos cinco anos e a parceria com a Globo é o melhor presente que podíamos oferecer aos nossos clientes", declarou Nuno Aguiar, um dos responsáveis da ZAP.

A Globo está entre as maiores empresas dos media no mundo e produz cerca de 2.500 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Através da sua rede, a emissora cobre 98,6% do território brasileiro, atingindo 99,5% da população.

A operação internacional da Globo possui uma divisão de produção e distribuição de conteúdos de desporto e entretenimento que chegam a mais de 170 países do mundo, tendo os canais internacionais sido lançados em 1999.

Lançada em Portugal em outubro de 2007, o canal Globo Premium está disponível nas várias operadoras portuguesas.

A ZAP iniciou a sua atividade no mercado angolano em abril de 2010 e é atualmente a maior operadora de TV por satélite em Angola. No primeiro semestre de 2011, entrou em Moçambique e tornou-se rapidamente líder na disponibilização de conteúdos e canais em português e em alta definição.

CSR // VM

Lusa/Fim