Os resultados definitivos indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,15%, para os 26.079,69 pontos.

Ao contrário, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,33%, para as 9.943,05 unidades, terminando em alta pela quinta sessão consecutiva.

Quanto ao S&P500 progrediu uns mínimos 0,06%, para os 3.115,34 pontos.

À semelhança de quarta-feira, a sessão de quinta-feira viu os índices nova-iorquinos hesitarem, oscilando entre ganhos e perdas até ao fecho.

Para Art Hogan, da National Holdings, isto ocorre "quando se começa a avaliar os prós e contras da situação atual".

Segundo este analista de mercado, "os aspetos positivos são as medidas de apoio monetário e orçamental, a melhoria de várias estatísticas económicas e ainda a esperança de avanços para um tratamento e uma vacina contra o vírus".

Ao contrário, "os aspetos negativos são a subida do número de hospitalizações em vários Estados (dos EUA) e em vários países" e os números dos novos inscritos no subsídio de desemprego, acrescentou.

Os novos pedidos semanais de subsídio de desemprego nos EUA atingiram, com efeito, os 1,5 milhões na semana passada, um número mais elevado do que os analistas esperavam (1,35 milhões), segundo os números publicados hoje pelo Departamento do Trabalho.

Ao contrário, a atividade industrial da região de Filadélfia, no nordeste dos EUA, regressou a terreno positivo em junho, graças à reabertura da economia, segundo o índice da antena local do banco da Reserva Federal.

Os investidores estão "um pouco no impasse", considerou Hogan, que realçou ainda que o volume das transações hoje foi fraco, sinal da indecisão.

RN // JPS

Lusa/fim