"As empresas da indústria militar conseguiram nos primeiros oito meses deste ano manter um ritmo estável de trabalho e não só cumpriram o calendário de produção militar como, em alguns casos, o ultrapassaram consideravelmente", afirmou Vladimir Putin.

O chefe de Estado russo aproveitou uma reunião da Comissão Militar Industrial realizada em Izhevsk, sede do grupo empresarial Kalashnikov, fabricante da famosa metralhadora AK-47, para salientar que a produção dos principais modelos de blindados de combate russos cresceu para mais do dobro durante este período.

"E a produção dos modelos mais procurados triplicou", acrescentou.

Não obstante, instou ao "aumento do volume de produção de meios de defesa antiaérea".

Putin adiantou que está a ser preparado o novo programa estatal de fabrico de armamento para os anos 2025 a 2034.

"Devido a uma série de fatores, a procura de armas, de equipamento bélico e especializado está a aumentar consideravelmente. Isto está relacionado com a operação militar especial, com a pressão sem precedentes das sanções contra a Rússia e o reforço das nossas Forças Armadas", indicou.

"O cumprimento sistemático e coerente do programa estatal permite aperfeiçoar o potencial técnico e de combate de todas as nossas unidades, desenvolver e começar a produção em série de armas e equipamento de última geração", defendeu o Presidente russo.

ANC //APN

Lusa/Fim