O financiamento hoje dado a conhecer em Luanda é resultado de um acordo de cooperação entre o Instituto de Fomento Empresarial (IFE), tutelado pelo Ministério da Economia de Angola, e a COFIDES, com vista a apoiar o financiamento de projetos empresariais nacionais, em parceria com empresas espanholas, associadas de direito angolano.

No encontro de trabalho e apresentação, a presidente do Conselho de Administração do IFE, Dalva Allen, disse que as prioridades vão para investimentos nos setores dos transportes e logística, mineração, indústrias de materiais de construção, têxtil, calçados, petroquímica, processamento alimentar e agro negócios, energia e águas.

Segundo a responsável, os projetos a serem financiados variam de 75 mil a 30 milhões de euros, podendo ser financiados isoladamente ou em regime de cofinanciamento.

"Para a elegibilidade nesta facilidade, é necessário inicialmente que haja parceria entre empresas angolanas e espanholas, no qual a COFIDES deverá desencadear um processo integral, do ponto de vista financeiro, para permitir que os recursos financeiros sejam atribuídos", explicou a responsável.

Do lado de Angola, informou ainda, há um conjunto de critérios de elegibilidade que as empresas devem subscrever, nomeadamente a organização contabilística da empresa, auditoria, as condições estruturais mínimas, que permitam que haja aceitação do lado do Governo de Espanha e concomitantemente a COFIDES.

Dalva Allen sublinhou que o acordo de cooperação entre as duas instituições vai vigorar até 2019, período que permitirá às empresas a estruturação de projetos sólidos de parcerias, que deverão garantir condições para o processo de transferência de tecnologias e criação de valores no mercado.

NME // VM

Lusa/Fim