
Os veículos deverão ser lançados no mercado chinês em 2026, marcando um passo significativo na colaboração entre as duas empresas, que têm uma parceria estratégica no país asiático, informou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
O presidente executivo do Grupo Volkswagen China, Ralf Brandstätter, sublinhou a importância de reforçar a parceria estratégica com a SAIC no competitivo mercado de veículos elétricos na China.
"É crucial continuar a reforçar a nossa parceria estratégica com a SAIC e avançar com a eletrificação do portfólio da SAIC Volkswagen", disse Brandstätter, citado pela Xinhua.
A SAIC, uma empresa estatal, foi a mais afetada pela decisão da Comissão Europeia de aumentar as taxas alfandegárias sobre veículos elétricos.
Os veículos da SAIC receberam uma taxa adicional de 38,1% depois de a empresa não ter cooperado com a investigação 'antidumping' de Bruxelas, uma decisão criticada pela SAIC, que a descreveu como uma "violação dos princípios da economia de mercado e das regras do comércio internacional".
O termo 'dumping' significa a venda abaixo do custo de produção.
No ano passado, os modelos elétricos da série ID, da Volkswagen, não foram além de uma quota de mercado de 3% no segmento elétrico na China, que representa 50% das vendas a nível global do fabricante alemão.
Os elétricos representaram 24% das vendas de carros novos na China, em 2023, de acordo com dados do setor. Se forem incluídos os híbridos, a fatia de veículos alimentados por novas energias nas vendas totais atingiu 36%.
A Volkswagen está a preparar o lançamento de novos modelos em parceria com a Xpeng, a marca chinesa de carros elétricos na qual detém uma participação de 4,99%, após um investimento de 630 milhões de euros em 2023.
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